lundi 12 janvier 2009

Celso Fonseca : un artiste post-Bossa nova.

Celso Fonseca: musicien, producteur et compositeur
pour Gal Costa...et des dizaines d'autres...


(*o texto em português esta em baixo)


Celso Fonseca
fait partie de ces artistes qui ont prouvé que la Bossa Nova n’était pas faite d’un répertoire définitivement établis que l’on mélangeait indéfiniment à toutes les sauces pour l’accommoder aux goûts du moment. Il a montré que l'on pouvait encore créer des standards du genre, même 50 ans après sa naissance. D’autres artistes comme Joyce, Leila Pinheiro ou Rosa Passos, même si elles aiment revisiter avec talent les classiques de Jobim ou Carlos Lyra, ont également contribué à enrichir le répertoire du style par de nouvelles chansons.
Quand Celso Fonseca s’est présenté au Botanique de Bruxelles en 2003, je le connaissais déjà comme fidèle accompagnateur des tournées de Gilberto Gil, et j’avais déjà pu découvrir son travail personnel au travers de ses albums lancés dans les années 90. Mais fouinant un peu, je fus surpris de voir le nombre de projets dans lesquels le guitariste était impliqué. Outres Gil, il accompagna dans les années 80 des artistes aussi importants que Djavan , Milton Nascimento, Gal Costa, Jorge Benjor, Chico Barque, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, João Bosco et bien d’autres . On compte ainsi à son palmarès plus de 20 tournées mondiales dédiés à ces piliers de la MPB, et ceci sur une période de dix ans. Et le problème, c’est que pour parler de Celso, on ne peut pas échapper à l’énumération de noms. Par exemple, outre son travail de musicien, il se mit à produire à la même époque les albums de Gil (« O eteno deus mu dança »), Daniela Mercury, Daúde, Gal Costa (« Aquele frevo axé »), Paula Morelenbaum (« Berimbaum »), Dulce Quental, Veronica Sabino (« Novo sentido ») ou encore Mart’nália (« Pé do meu samba ») et Virginia Rodrigues (« Sol negro »).
Quant à ses compositions, elles furent sollicitées, entre autres, par Nana Caymmi, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Ana Carolina, et j’en passe. C’est dire si le compte en banque de notre ami carioca ne doit pas trop souffrir de la crise. Mais ce serait oublier, suite à ces listes échevelées, que Celso mène sa propre carrière.

Avec Ronaldo Bastos (à droite): auteur de trois albums de 1994 à 2001.

Après un premier album passé inaperçu –Minha cara en 1986-, il se lance avec « O Som do sim » en 1993, qui révèle déjà sa maturité de compositeur. L’artiste avait déjà offert un solide tube, Sorte, pour Gal Costa et Caetano Veloso. Et il est vrai que la voix de Celso ne peut que nous évoquer celle de Caetano. « Sorte » sera d’ailleurs le premier album d’une trilogie qu’il entamera avec le parolier Ronaldo Bastos en 1994.
L’artiste nous offre une pop ensoleillée, baignée dans l’esprit Bossa nova, et emmené par une guitare experte et une voix douce et susurrée.
Le deuxième volet « Paradiso » (1997) et « Juventude/ Slow motion bossa nova » (2001) apporteront leur lot de classiques tel Polaroides, Samba é tudo, et surtout la plage titulaire Slow motion bossa nova qui le projettera car la chanson servira à quatre campagnes commerciales qui auront comme égérie Gisèle Bünchen (pour des sandales de plages !). Dans une interview, Celso confiera amusé que Gisèle pensa qu’il l’avait composée pour ses beaux yeux -ce qu’il ne niera pas !- même si la chanson existait depuis quelques mois déjà.

Cibelle, Celso et Bebel Gilberto: la dream team du label Ziriguidum en 2003.

Malgré la reconnaissance sans faille de ses pairs et de la critique, il eut le plus grand mal à se faire signer par une maison de disque –comme il me le confiera dans une interview à l’époque- et c’est dès lors le label belge Ziriguidum/ Cramned qui saisira l’opportunité pour le mettre à son catalogue. À l’époque, Ziriguidum avait déjà réussi le coût fumant de lancer le premier album de Bebel Gilberto qui avait été un succès de vente mondial. Et c’est donc l’album « Natural », qui sort en Europe et aux USA, et qui comporte dans son répertoire d’autres nouvelles perles comme Meu Samba Torto ou A Origem da felicidade. Il est intéressant à noter que rares sont les compilations de Bossa à travers le monde qui ne comportent pas un des titres cités jusqu’ici.
Sur le même label belge sortira encore « Rive gauche Rio » (2005), plus dispensable, avant de revenir sur EMI avec « Feriado » qui, hélas, cède à la facilité commerciale au niveau de la production.

Pour revenir au post précédant concernant la date du 12 août 2008, Celso Fonseca, enregistra donc au Canecão de Rio de Janeiro, son premier dvd qui devrait l’installer définitivement aux yeux du public. Mais le résultat laisse cependant perplexe, car avec Celso, nous sommes en présence d’un très bon compositeur et musicien, mais qui n’est pas de ces artistes qui acquiert une nouvelle dimension en concert. Et s’il nous remémore les meilleures chansons de sa carrière, ce dvd manque de souffle à de nombreux moments, et nous plonge dans un certain ennui. Et tandis que Roberta Sá (A Voz do coração) ou Ana Carolina (Um dia de domingo) apportent un peu de vie, Gilberto Gil s’enterre vivant en reprenant Is this love de Bob Marley et Palco de son propre répertoire. A peine entonne-t-il « I Wanna love ya… ! » que l’on comprend que l’interprétation sera laborieuse. Le bahianais n’était vraiment pas dans un bon jour -cela arrive aux meilleur-...Sauf que c'était le jour de l'enregistrement...
Bref, si « Celso Fonseca ao vivo », s’apparente à un dvd un peu tiède, il aura au moins le mérite de faire office de best of pour ceux qui voudraient découvrir cet excellent compositeur post bossa nova…(voir videos plus bas)

*Eis aqui a tradução do texto destinado ao leitores francôfonos aprendizes, ou seja que indica fatos que muitos dentre vocês, brasileiros, já sabem...


Celso Fonseca
faz parte desses artistas que provaram que a Bossa Nova não ficou estagnada num repertório definitivamente estabelecido que mesclou-se indefinidamente a outros arranjos para inserir-se aos gostos de cada momento. Ele foi capaz de mostrar que ainda é possível produzir algo novo dentro dos padrões do gênero, mesmo depois de 50 anos de seu nascimento.

Assim também outras artistas como Joyce, Leila Pinheiro ou Rosa Passos; da mesma forma que dedicaram-se a revisitar talentosamente os clássicos de Jobim ou Carlos Lyra, contribuíram elegantemente para enriquecer esse estilo com um repertório de novas canções.
Quando Celso Fonseca apresentou-se no Botanique de Bruxelas en 2003, eu já o conhecia como fiel acompanhante das tournées de Gilberto Gil e através de seus álbuns lançados ao longo dos anos 90. Mas bisbilhotando um pouco, fiquei meio consternado ao verificar a quantidade de projetos dos quais o guitarrista participou. Além de Gil, ele acompanhou, nos anos 80, artistas tão importantes quanto Djavan , Milton Nascimento, Gal Costa, Jorge Benjor, Chico Barque, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, João Bosco et muitos outros. Constam também, da sua lista de primeira, mais de 20 tournées mundiais dedicadas a esses pilares da MPB, ao longo de pouco mais de dez anos. E o problema é que para falar dele, Celso, não se pode escapar à menção de inúmeros outros nomes. Por exemplo: paralelamente a seu talento como instrumentista, ele dedicou-se a produzir, na mesma época, os álbuns de Gil (« O eteno deus mu dança »), Daniela Mercury, Daúde, Gal Costa (« Aquele frevo axé »), Paula Morelenbaum (« Berimbaum »), Dulce Quental, Veronica Sabino (« Novo sentido ») e ainda Mart’nália (« Pé do meu samba ») ou Virginia Rodrigues (« Sol negro »).
Quanto às suas próprias composições, elas foram solicitadas, dentre outros, por Nana Caymmi, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Ana Carolina, e assim por diante. Pode-se dizer que a conta bancária desse nosso amigo carioca não deve apresentar qualquer sintoma de crise. Mas apesar dessas listas desordenadas, não temos que esquecer que o Celso segue sua carreira própria.
Depois de um primeiro álbum que passou desapercebido – “Minha cara em 1986” – ele se lança com « O Som do sim », en 1993, que já revela sua maturidade como compositor. O artista já havia nos brindado com um sucesso bastante sólido – “Sorte”, por Gal Costa et Caetano Veloso. E é fato que a voz de Celso possui um timbre –sem o mesmo brilho- que poderia ser comparado à de Caetano. « Sorte » virá a ser, em outro momento, o titulo do primeiro álbum de uma trilogia que ele vem a lançar em 1994, em parceria com o letrista Ronaldo Bastos.
O artista nos oferece um pop ensolarado, imerso inteiramente no espírito da Bossa, embalado por um violão (ou guitarra) competente e uma voz doce e sussurrada. Os segundo e terça parte da trilogia, « Paradiso » (1997) e « Juventude / Slow motion bossa nova » trarão seu lote de clássicos como "Polaroides'', "Samba é tudo'" e sobretudo a marca registrada “Slow motion bossa nova”, que se projetará, a ponto da canção vir a ser trilha sonora de quatro campanhas comerciais que tiveram como musa inspiradora Gisèle Bünchen (para sandálias de praia!). Numa entrevista, Celso comentou divertidamente que Gisèle pensou que ele compôs inspirado por seus belos olhos – o que nunca irá negar! – mesmo que a canção já existisse já havia alguns meses.
Apesar do reconhecimento dentro de seu próprio país, ele encontrou a maior dificuldade para ser contratado para uma nova gravadora brasileira –como ele me contou numa entrevista na época- e assim foi um selo belga chamado Ziriguidum / Cramned, que aproveitou rapidamente a oportunidade de colocar seu nome em seu catálogo. A Ziriguidum já tinha conseguido, na época, de contratar a Bebel Gilberto para seu primeiro disco, que se tornou sucesso mundial.
É então o álbum « Natural », que sai na Europa e nos Estados Unidos, que conta em seu repertório com outras novas pérolas como Meu samba torto e A Origem da felicidade. É interessante notar que raras são as compilações de Bossa mundo afora que não contem com pelo menos um dos títulos cittados aqui.
Sob o mesmo selo belga, sairá ainda « Rive gauche Rio » (2005), dispensável, antes de ressurgir sob o selo EMI, com « Feriado », que, infelizmente, aliará a facilidade comercial nos arranjos e na produção.
Referindo-me ao post precedente, relativo à data de 12 de agosto de 2008, é quando então Celso Fonseca grava no Canecão, no Rio de Janeiro, seu primeiro dvd, que deveria revelá-lo definitivamente aos olhos do público.
Mas o resultado, no entanto, me deixou perplexo, uma vez que frente a Celso, nos sentimos na presença de um compositor e musicista muito bom, mas ele não é desses artistas que se apropriam de uma nova roupagem no palco. O show do dvd nos levam as boas canções do artista, mas a apresentação falta de fôlego, e nos leva rapidamente à um certo aborrecimento. E mesmo que Roberta Sá ("A Voz do coração") ou Ana Carolina ("Um dia de domingo") contribuam com um pouco de vida, Gilberto Gil passa completamente ao lado do assunto interpretando Is this love de Bob Marley, e "Palco" – do seu repertorio próprio. Mal começa cantar « I Wanna love ya… ! », que sentimos que a interpretação será árdua. O baiano estava num mal dia – esse exatamente – prejudicando o que seria a noite da gravação...
Por alto, se « Celso Fonseca ao vivo » parecer um dvd um tanto morno, restará ao menos o mérito de levar seu nome ao conhecimento daqueles que desejavam conhecer esse muito bom compositor.


SLOW MOTION BOSSA NOVA (Fonseca/ Bastos), pub avec Gisèle Bünchen
CELSO FONSECA: "Queda" (Luciano Salvador Bahia)




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