mardi 23 décembre 2008

And so this is Christmas...(Tropicalia 9)

Arvore de Natal, lagoa de Freitas, Rio de Janeiro (RJ)
L'Arbre de Noël sur le lac 'Lagoa de Freitas', Rio de Janeiro

Essa manhã, andando pela rua, fui apresentado a um brasileiro que está vivendo aqui, em Bruxelas. Não sei como, ele sabia da existência do meu programa de rádio. Super entusiasmado, ele me disse que realmente gostava da programação, e que além de tudo, lhe trazia uma ponta de doce saudade. Ele segue o programa desde a primeira edição. Não vou bancar o “brasileiro sensível”, que se emociona desde a primeira lágrima derramada pela moça da novela das 8, mas confesso que isso me tocou mais do que vocês podem imaginar. Se eu pudesse fazer esse “show” só para dez pessoas, para essa mesma razão, ainda assim eu já me sentiria estimulado a continuar. E me sinto...Aliás, quando recebo e-mails de alguns amigos do lado daí do Atlântico – do Brasil - me informando que irão escutar “Tropicália” pela Internet, já faço no mínimo um menu para eles, mesmo que não entendam francês. Posso ter dez, cem, mil, ou dez mil ouvintes; afinal, esses retornos calorosos são, de uma certa forma, o meu salário. Pois como já dizia um velho amigo meu, sou um voluntário lunático, pregando no deserto, eterno guerreiro - sempre querendo, não impor, mas dividir a sua paixão musical.
Na verdade não sei quantos ouvintes do programa tenho hoje. A estação não faz pesquisas há anos, e evidentemente, pela Internet não tenho como conferir. Só sei que em 2004, quando comecei a atuar na Rádio Judaica, tinha mais ou menos 5.000 ouvintes, nos domingos à noite - o pior horário possível. Então agora, pela mesma Rádio Judaica, pode ser que eu tenha dez mil... sei lá... !
Fim de ano evoca evidentemente as eternas listas e retrospectivas, de quaisquer campos que sejam; e nem mesmo eu quis fugir a essa tradição. Mas ontem, para esse Tropicália 9, escolhi homenagear os artistas que eu entrevistei em agosto passado, e que me deram um pouco (ou muito) do seu tempo. Foi uma época de muitos shows e lançamentos, esse início de setembro, e não foi sempre muito fácil agendar os encontros por mim desejados. Mas no final das contas, eu consegui a maioria do que esperava. Na verdade foram centenas de e-mails, 6 semanas antes de voar para o Brasil, fazendo contato através do(a)s assessor(a)s de imprensa, ou até diretamente com os próprios artistas, através do Myspace; e quando não através de seus e-mails pessoais, obtidos através das minhas relações pessoais. Foram 25 artistas no total, já famosos ou promissores, que formaram um mosaico interessante de vários estilos para se veicular pelas ondas. O objetivo era exibir o trabalho de cada um, explicar porque eu queria encontrá-los, e quando valia a pena, contar um pouco do ocorrido nesses “tête-a-tête”, às vezes bem divertidos…
Bom, agora decidi tirar uma semana de folga, mas voltarei com uma retrospectiva mais tradicional do que, na minha visão de amante estrangeiro da MPB, foram os discos e eventos essenciais de 2008. Afinal, passei ao todo quase 10 semanas na “terra brasillis” em 2008, contabilizando 3 visitas. O programa Tropicália volta ao ar no dia 5 de janeiro, provavelmente às 22 horas, hora de Bruxelas; e às 19 horas, hora de Brasília… sua hora, aí no Brasil. Do fundo do meu coração, desejo Boas Festas - sem excessos, mais com musica a vontade - a todos vocês… Eis abaixo a lista das músicas tocada nas ondas, nessa última segunda-feira, 22 de dezembro…

Edu Krieger, agosto 2008 (foto Daniel A)

Générique : YAMANDU COSTA : « Lamentos do Moros » (Garoto)

Eux/ elles…

EDU KRIEGER :
« Desafio » (Edu Krieger)

FRED MARTINS : « Tempo afora » (Fred Martins/ Marcelo Diniz)
PEDRO LUIS E A PAREDE : « Tem juizo mas não usa » (Pedro Luis/ Lula Queiroga)
PAULINHO MOSKA :
« O Ultimo dia »-live- (Moska/ Billy Brandão)

ZÉ RENATO & PAULINHO MOSKA : « Cama da Ilusão » (Zé Renato/ Moska)
ZÉ RENATO :
« Coração de papel » (Sergio Reis)

BENA LOBO :
« Sábado » (Seu Jorge/ Bena Lobo/ Daniel Gonzaga/ Régis Faria)

BANGALAFUMENGA :
« Baile da pesada » (Fernanda Abreu/ Rodrigo Maranhão)

RODRIGO MARANHÃO :
« Caminho das águas » (Rodrigo Maranhão)

ZECA BALEIRO :
« Vai de Madureira » (Zeca Baleiro)

ZECA BALEIRO : « Tacape » (Zeca Baleiro)
TONI PLATÃO :
« Pros que estão em casa » (Flávio Murrah/ Rômulo Portella)

FREJAT :
« Eu não quero brigar mas não » (Frejat/ Black Alien)

OS CARIOCAS :
« Sabe você » (Carlos Lyra)

IVAN LINS & ZIZI POSSI :
« Bilhete » (Ivan Lins/ Vitor Martins)


Marina Lima, agosto 2008 (foto Daniel A)

Elles/ elas…


MARINA LIMA :
« Três » (Marina Lima/ Antonio Cicero)

FERNANDA ABREU & CHICO SCIENCE :
« Rio 40° » (F.Abreu/ F.Fawcett/ Laufer)

BRUNA CARAM :
« Palavras do coração » (Otávio Toledo/ J.C.Costa Netto)

MARIANA AYDAR :
« Menino das Laranjas » (Théo de Barros)

GLAUCIA NASSER :
« Vida em cena » (G.Nasser/ C.Braga/ M.Costa)

THAÍS GULIN :
« 78 Rotaçoes » (Jards Macalé/ Capinam)

ROBERTA SÁ :
« Que belo estanho dia para se ter alegria » (Lula Queiroga)

SILVIA MACHETE :
« Simplesmente mulher » (Edu Krieger)

ANNA LUISA : « Os Pingo da chuva » (Galvão/ Pepeu Gomes/ Moraes Moreira)
FABIANA COZZA :
« Canto de Ossanha » (Baden Powell/ Vinicius de Moraes)

MARIANA BALTAR :
« Deixa comigo » (Assis Valente)

NILZE CARVALHO :
« Andarilho » (Nilze Carvalho/ Cristino Ricardo)

TERESA CRISTINA :
« Gema »
(Caetano Veloso)

Générique de Tropicalia: "Lamentos do Moro" (Garoto) (ici par DIEGO FIGUEIREDO)




FABIANA COZZA: "Canto de Ossanha" (Baden Powell/ Vinicius)

10 commentaires:

Anonyme a dit…

And so this is Christmas ... and you´ve done a lot, Daniel.
Marry, marry christmas ...
And Happy 2009! Kisses.

Anonyme a dit…

Olá, Daniel!!!!
Feliz Natal...muita paz e amor em sua vida, amigo!
Sua amizade foi um dos melhores presentes que recebi esse ano!
Beijo, cara!

Anonyme a dit…

Acho que encontrar um cara na rua que ouve o seu programa desde o início é um sinal dos deuses, eles dizem: "continue com a sua pregação que o deserto não é tão grande assim". Penso que há bastante espaço dentro do mercado que vc está entrando , é só ter paciência e persistência. vc já deu os primeiros passos, agora vai mesmo que seja tropeçando. bsj tuka

Daniel Achedjian a dit…

Merry Christmas Jane! And happy new year...I've done a lot, but I hope it will not be like Shakespeare wrote: "Much ado about nothing" !! Kisses...

Daniel Achedjian a dit…

...o mesmo Calzao, foi otimo te conhecer! E temos muitos encontros para vir...Te desejo muitos encantamentos artisticos! Abraçao...

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado pelo apoio, fiel amigo Tuka! E vou precisar ainda de muita força com certeza! Um belo ano cheio de luzes para vocé, cara...
Beijos...

Anonyme a dit…

J'attend le texte en français Daniel (-: !
Montres nous plein de découvertes pour 2009, bien à toi!
Jacques A.

Anonyme a dit…

En espérant que tout tes projet musicaux se réalisent mon cher Daniel, heureuse année à toi!!

Anonyme a dit…

Cousin Hub, Jacques et moi seront toujours ta "velha guarda", para frente cara!!
Sego.

Anonyme a dit…

Parabéns, Daniel! Nada foi em vão, mon ami ... e a "criança" já tá fazendo quase um ano!!
Feliz 2009 pra todos nós !!! Bjs.

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.