jeudi 10 février 2011

Ao preparar a transmissão : Beleza, uma canção emblemática...

Mariana Aydar, Canecão (RJ), 2009 (foto Daniel A.)
-texte français plus bas

Segunda feira passada, 7 de fevereiro, a trasmissão do Programa Tropicália MPB voltou a ser feita ao vivo dos estúdios da Rádio Judaica.
Uma vez tendo escolhido programar Beleza, título extraído do álbum « Peixes Pássaros Pessoas » (2009) de Mariana Aydar, eu me dei conta da magnífica mão com quatro ases que circunda essa canção. Além da excelente cantora, retornamos à composição –que luxo !- Rodrigo Campos e Luísa Maita, dois dos artistas que causaram unanimidade, com justa razão, nesses dois últimos anos. Rodrigo com « São Mateus não é um lugar assim tão longe » (2009) e Luísa com « Lero Lero » (2010). No final, com Mariana, un trio mais do que significativo do talento e da criatividade da jovem cena de São Paulo ; e nesse caso aqui, representativo de um samba urbano e contemporâneo, por vezes contemplativo...
...Cereja do bolo, Mariana Aydar é acompanhada nesse título por Mayra Andrade, jovem caboverdense de voz fascinante, que nos gratificou com « Stória, stória », outro magnífico álbum de 2009 (lançado no Brasil em 2010)…
Foi assim que eu me disse então que Beleza poderia ser uma espécie de canção emblemática, símbolo da renovação da jovem cena da nova MPB em geral...

Ps : na falta de um bom vídeo em público, ei aqui então a versão studio de um clip amador de Beleza (Rodrigo Campos/ Luisa Maita)…

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.