vendredi 14 mars 2008

Na procura da batida brasileira...


Ontem me coloquei na pele de um senhor Fulano de Tal qualquer, curioso por descobrir o que se poderia encontrar em termos de música popular brasileira na minha cidade. Para onde eu deveria me dirigir, então? A Fnac Bruxelas sempre foi a mega-loja onde, antes que eu começasse a comprar pela Internet, costumava me abastecer de CDs. Lá havia a maior variedade de discos brasileiros – e ainda há - na Bélgica. Mas, ao longo do tempo, a situação foi se degradando...

A Fnac Bruxelas foi a primeira filial que essa grande empresa francesa abriu fora de seu país de origem. Isso foi em 1981. Já a
primeira Fnac (com os produtos que ela vende agora), essa nasceu em Paris, em 1974. Agora já são 72 lojas em toda a França; além de 7 na Bélgica, 12 na Espanha, 8 em Portugal, 2 em Twain e, claro, 7 no Brasil (São Paulo, Rio e Curitiba) por enquanto.

Quando eu freqüentava a Fnac Bruxelas, no início dos anos 90, era possível observar um “cantinho” “Brazil”. Alguns anos depois, com a crise do mercado do disco virou “América Latina” para acabar com aquela classificação tola de “World Music”. Sem comentários...Mas essa constatação vale somente Bruxelas, já que no Portugal, na Fnac Lisboa por exemplo, quase a metade dos produtos musicais são brasileiros.

Afinal, o que pude observar ontem... ?

Um montão de coletâneas com títulos muito próximos a “O Melhor do Brasil”! Muitas compilações de Bossa Nova e de Samba, geralmente produzidas na Inglaterra, França, Holanda e Alemanha. E nem menciono os inúmeros “Lounge Brazil”, “Chill Brazil”, “Pure Brazil”, ou outros títulos do gênero... E também muita eletro-bossa de baixa qualidade.

Enfim, nada a ver com as deliciosas Kátia B, Patrícia Marx ou Fernanda Porto, por exemplo.

Mas agora falando de artistas, mesmo: muitos discos ao vivo do Baden Powell, muitos

“best of” dos já consagrados Caetano, Gal, Gil; um montão de Benjor e Sérgio Mendes, e a Astrud Gilberto, assim meio à toa...

Poucos CDs do Tom, do João Gilberto, ou do Vinicius. De repente, aparece uma boa surpresa como o “Qualquer” do Arnaldo Antunes, o disco de Dona Edith do Prato, e, em geral, os mais recentes trabalhos da Bethânia. Mas vejam, quase nada de recente mesmo.

Já na categoria DVD, o resultado da minha busca pareceu mais positivo. Quase vinte títulos, dentre eles “Seu Jorge em Montreux”, “Menescal 40 anos”, “Segundo” (Maria Rita), “Prenda Minha” ( Caetano ), o bom “Acústico MTV” (Marcelo D2), “Família Assad, live in Brussels”; e mais alguns outros, mas todos com apenas um único exemplar à venda. Com exceção do “Carioca ao Vivo”, do Chico Buarque, com, olha só, três cópias!!!

Quero lembrar a vocês de que estou falando da loja que tem a maior variedade de produtos musicais brasileiros em Bruxelas...

(Foto : A Fnac Porto, Portugal)

19 commentaires:

Anonyme a dit…

Olá, Daniel!
As malas já estão prontas? Ah...é verdade, vc disse que só irá trazer uma...hehehheheh
Bem, quando vc chegar, iremos na Toca do Vinicius, que vc deve conhecer...não sei se já conversou com o Carlos Alberto, proprietário dessa famosa e simpática lojinha especializada em Bossa nova e MPB aqui de Ipanema...mas com certeza, se não, vc irá gostar muito dele...e a recíproca será verdadeira...
Prof. Carlos Alberto foi meu professor de literatura antes de entrar para a faculdade de jornalismo...um grande carioca!
Abraço!!!!!

Daniel Achedjian a dit…

Olha Cal, Carlos é amigo do peito desde a abertura da sua loja na Vinicius de Moraes. Ja jantamos dezenas de vezes! Um apaixonado da Bossa para caramba! E fala francés! Mas comigo nao quer, para eu afinar meu portugues..abraço..

Eduardo a dit…

Daniel, coloquei um comentário lá embaixo. E você sabe muito bem como são as lojas de música aqui embaixo. Muita coisa de fora além da hedionda axé-music, funk e tralhas variadas. Boa música, só em locais selecionados.

Daniel Achedjian a dit…

Pois é, Eduardo, por isso vou sempre na Modern sound. Mas vocé conhece talvez endereços melhores? Quem sabe, a gente se vê no Rio nas duas proximas semanas...Obrigado para ter visitado o MPB/APB. Grande abraço!

Anonyme a dit…

Olá Daniel, simplesmente fantástico seu blog. Muito legal de ler, com balanço bom como o da bossa nova. Dá vontade de dizer : escreve, escreve mais e mais. Adorei. Vou divulgar amigo. Felicidades. Um beijo grande. Também estou indo para o Brasil no dia 22 de março. Quem sabe não nos esbarramos por lá?
beijos

Anonyme a dit…

daniel, sou eu ivna, quem escreveu o comentario acima...hehehehe
beijo grande.

Daniel Achedjian a dit…

Brincalhona! Ivna! obrigado mesmo, sei o que eu te devo com os artigos que escreveu sobre mim para o antigo JB e O Globo. Me abriu as portas de dezenas de entrevistas!! Saravah!

Anonyme a dit…

Olá Daniel
muito legal esse espaço aqui...a

musica brasileira é uma das melhores do mundo! sem duvida!
(já dizia Tim Maia!)

Hoje, aqui no Rio, tem a estréia do Show de Miltom Nascimento lançando o disco "Novas Bossas", só com musicas de Tom Jobim!
imperdível!

Daniel Achedjian a dit…

Oi Helô, eu bem sei, vou perder esse show do Milton & Jobim Trio, mas acho que vao tocar ainda proxima semana na nova Mistura Fina. Estarei ai sem duvida. Até, estou com medo que quando eu chegar no Rio, que a casa ja estara lotada...Obrigado, opinioes e comentarios seus serao sempre bem vindos..Abraço..

Anonyme a dit…

Fala meu amigo "belgarioca"!

Dessa vez não tem como escapar de nosso almoço em terras brasilis! Desnecessário dizer que é bom demais pra todos amantes de música brasileira- como um todo, sua iniciativa de enfim, ter seu espaço. Como falei, o formato de blog dá dinamismo e pode apostar, estarei sempre por aqui vendo as novidades.

Um forte abraço e sucesso (agora deixa eu trabalhar que tenho mais um " trabalhinho" a executar!)

Gilberto Cabral

Admar Branco a dit…

A música brasileira, às vezes, é mais fácil de ser pesquisada e comprada no exterior! Honte!

Percebi isso em Berkeley, e é bom saber que há amantes realmente conhecedores de nossa riqueza como você.

Parabéns pelo belíssimo trabalho.
Admar
http://www.admarbranco.com/musica.htm

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado Admar, nada melhor do que curtir as boas musicas do seu pais. Me parece tao obvio. Amanha de manha, darei uma olhada curiosa no seu site, volte sempre!!

Anonyme a dit…

Daniel tudo bem? Aqui vai uma dica especial para você, todos os sábados mais ou menos entre 12:30 e 15 acontece na rua General Glicério no bairro de Laranjeiras um encontro de grandes músicos que se reunem com outros amantes e também músicos para tocar choro , samba, batuques...é o famoso "Choro na Feira" que já rendeu até vários cds...ali junto a artesanatos e a feira livre de frutas e verduras do bairro a pessoa vive realmente a cultura musical carioca acontecendo no dia a dia do povo...vem gente de fora, de outros bairros para prestigiar esse encontro, se você puder dar a honra da sua presença acho que iria gostar muito. um beijo grande Te

Daniel Achedjian a dit…

Ola Tê, que "honra" é essa? A "honra" é aquela que vocé e outros da "Cal's team" me fizeram, visitando e comentando nesse MBP/APB, alem do fato de me propostar eventos interssantes como essa feira em Laranjeira. Vou ter dois fim de semana, e quero curtir esse chorinho de sabado, sim! Tenho que achar o jeito de avisar a gente quando respondo aos seus comentarios..por enquanto, vou fazé-lo hoje so MnG. Amanha vou para Lisboa e segunda, ja pode enfeitiçar a cidade para mim! Grande beijo, Daniel...

Eduardo a dit…

Estar no exílio em Brasília é um saco... Tudo mundo armando coisas na minha cidade e eu daqui de longe... Mas é possível que esteja por aí no meio do mês - uma sobrinha lança um livro de poemas - e vou procurar a galera, que acho que ainda estará reforçada pelo belga da MPB. E essa midiateca deve ser sensacional. Você fica nos devendo mais pesquisas, especialmente para descobrir a ausência do rock brasileiro. E sou jornalista sim, prestes a fazer 40 anos de profissão (arghhhhh). Hoje escreve para uma revista mensal, a Brasileiros. Nos falemos mais.

Daniel Achedjian a dit…

Gostei do seu comentario e eu seria muito interessado em te encontrar para falar do seu trabalho. Pode me enviar seu mail pessoal? Estara no Rio em breve? o meu mail è daniel.achedjian@skynet.be, ou daniel .achedjian@hotmail.com. Até logo.

Anonyme a dit…

Atrasei em te responder Admar, vou ver hoje o Lui Coimbra, musico, cantor e compositor, com quem tomei um bom café da manha, em 2005. Minha amiga Olga me disse que vocé é parceiro dele, sera. Vou te deixar um recado no seu site! abraço

Anonyme a dit…

Daniel, o Admar Branco compõe, toca e canta. Tem uma bela voz - pode-se ouvir via site. Acredito que ele aguarda ansioso um post sobre o Lui Coimbra.

Anonyme a dit…

hola daniel,

jespère que tu vas bien et bravo pour la page

Ana

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.