lundi 17 mars 2008

Só para compartilhar...

" Neve no Campo", Guillaume Vogels

Vocês provavelmente devem estar se perguntando quando vou postar algo sobre a sua Arte Popular Brasileira, além da Música. De fato, amigos, ainda não abordei o tema; e na verdade ainda não é hoje que vou começar.

Para estabelecer uma boa comunicação com vocês num primeiro momento, achei melhor começar a falar sobre música de um jeito informal, a partir de alguns fatos que constato sobre a situação da sua MPB no meu País e na Europa. Mas vocês vão ver que a Arte Popular Brasileira (APB) não tem nada de chata, não! Muito pelo contrário!

A foto que postei hoje é do genial pintor belga Guillaume Vogels ( 1836-1896), que para mim, foi o artista que melhor retratou a atmosfera das paisagens belgas, com seu “céu baixo”, como cantava o cantor Jacques Brel.

O quadro é de 1875, do tempo dos impressionistas franceses, como Monet ou Pissaro. Só que esse pintor belga – Vogels - tem um valor de mercado bem mais baixo em relação a seus contemporâneos. Porem, ele já anunciava o expressionismo, com seu vigor e gestos brutais.

As pinturas de Vogels, injustamente pouco reconhecidas internacionalmente, refletem para mim as forças da natureza do meu País. Reflete uma melancolia bem própria. Tem a cara da Bélgica!

Claro que não falo aqui de arte popular, apesar de Vogels ter sido um autodidata. Mas queria compartilhar com vocês a arte desse pintor, que me incentivou a cursar história da arte, além do jornalismo.

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Esse Vogels é de chorar de bonito... O mercado é o mercado... O quadro é maravilhoso, isso é o que eu vejo...

Anonyme a dit…

...e é so isso que deve tomar em conto, Olga. O Vogels foi o pintor que me levou a gostar a pintura, simplismente, abraço..

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.