mardi 11 mars 2008

Você tem fome de que?

Naçao Zumbi, Jorger du Peixe, de oculos à direita.

Acordo sempre às sete da manhã. Hoje coloquei o ultimo CD do Nação Zumbi, tomando o meu café bem forte. Acreditem ou não, a sonoridade da banda não atrapalha em nada um cara assim... meio acordado – meio dormindo. É óbvio que Chico Science e Nação Zumbi estarão sempre no patamar do mítico, do genial. Isso nem se discute.

Mas desde “Radio S.AMB.A”, em 2000, o Nação Zumbi transformou-se simplesmente numa outra banda. E boa. Até poderia trocar de nome. Jorge du Peixe tem seu jeito próprio de cantar. Hipnótico. Se eu ousasse fazer uma comparação (e vou fazer...) diria que ele é o João Gilberto do Mangue Beat! O cantor de canções de (quase) uma nota só.

Parece monocórdio, como parecia o próprio João a seus contemporâneos. Mas não é rap, não é melodia... é Nação Zumbi! E os caras, com essa guitarra enfeitiçada do Lúcio Maia, não devem mudar.

“Fome de Tudo”, o quarto CD da banda, é um bom disco. Ponto. É repetitivo? Talvez. Mas podemos nos sentir livres, à vontade para ficar no mesmo Movimento Olindense e Recifense, ouvindo a excelente banda Eddie ( em breve, seu quarto CD ) ou Mundo Livre S.A., já com a outra cabeça do Mangue, o Fred 04, autor em 1994 do Manifesto “Canranguejos com cérebro” (com o jornalista Renato L.)

Bom, agora vou vestir meu casaco e percorrer Bruxelas, a fim de contar a vocês o que eu consigo encontrar em termos de MPB, aqui na minha querida capital. No caminho, quem sabe, um croissant quentinho... Me bateu uma fome...Agora são nove da manha, e vocês estão ainda dormindo....

( Por favor, amigos, não me acusem de ter colocado o Jorge du Peixe no mesmo Phanteon onde brilham o João Gilberto e o Chico Science! Por favor...)


13 commentaires:

Anonyme a dit…

Daniel!!!
Muito bacana saber que em um país lindo e de cultura européia, como o seu, a Belgica, a verdadeira Música Popular Brasileira, tem uma profissional de sua categoria para difundi-la!
Chico Science foi uma perda irreparável para a cultura brasileira e nordestina...ele iniciava um movimento que mostrava a mídia do sudeste que o Brasil não era só "axé music"...mas infelizmente, a fatalidade o tirou desse planeta...
Parabéns pelo seu blog! Vou estar sempre por aqui...isso é certo!
Abraço

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado Cal! Virou o padrinho desse blog, pois fez o primeiro comentario.
Volte sempre, e, como sabe, a gente fica em contato..

Anonyme a dit…

Fui o primeiro de muitos, amigo!
Vc só está começando...e olance mesmo é divulgar e trocar endereços...
Vou trazer uma turma animada pra cá...Tê com certeza virá...ela é apixonada por MPB e pela cultura nordestina!
Abraço

Anonyme a dit…

Olá, Daniel!
Adorei seu blog.
Como adoro música brasileira, estarei sempre dando uma passada por aqui. E , légico, para sentir um pouco o perfume delicioso da Belgica.
beijos

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado pelo apoio Cintia e Cal. Afinal de conta, por enquanto, so deixei o endereço desse blog de A/MPB no seu Mng, as coisas vao começar realmente quando eu voltar do Brasil. Até domingo pretendo colocar mais um ou dois posts...Abraço.

Anonyme a dit…

OI Daniel, que legal isso aqui cara!!!!!! É tão bom saber que uma pessoa com sua sensiblidade usa do seu tempo e do seu conhecimento para divulgar nossa música...amo música e acho sim, como você mesmo falou que a música brasileira carrega um diferencial especial em relaçao a qualquer outra, ela traz todos os ritmos, a mistura das inúmeras culturas...Fico pensando , como foi a experiência que impulsionou esse interesse todo? Queria muito saber como toda essa sua aventura começou????E como conseguiu aprender portugues tão perfeitamente? Será que pode dividir conosco essa sua história?
Um beijo enorme e esperamos você aqui para aquele chope .....Te.

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado para suas palavras, Tê, agora, alem dos posts em frances e portugues, meu objetivo e de divulgar o endereço de MPB/APB com o maximo de "links". Farei isso com calma, quando voltar para Bruxelas. Mas se quiser espalhar a boa palavra...O assunto desse blog nao é minha pessoa, ja que meu perfil é bem longo, mas seria um prazer de falar das minhas paixoes em frente daquele chope. So que bebo sucos...beijos para vocé e a "Cal's team"!

Maria Dias a dit…

Olá Daniel tudo bem?

Vim conhecer o seu blog q divulgou no Mensagem e gostei muito.Fico feliz em saber que vc curte a nossa música e nosso país.Eu sou suspeita em falar, mas tb amo MPB.Então...Espero q seu blog seja um sucesso!

Abraços

Crika

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado Crika, volte sempre! Em 1990, temia que, com a MTV brasileira, a MPB estava em perigo. Nada disso! Veja o que o canal virou...abraços.

Eduardo a dit…

Daniel, mais um da turma do boteco do Cal que marca presença. E vou aproveitar para ler os textos em francês para treinar e ver se tomo vergonha e volto a estudar para não passar por situações ridículas em entrevistas: perguntar em inglês, o entrevistado responder em francês(que leio e entendo razoavelmente) . o blog está muito bom.

Daniel Achedjian a dit…

O que faria sem a turma da MnG,nesta primeira semana! Obrigado. Sera que vou ensinar francés? Entao vou cobrar (rsr)! Parece que è jornalista, é isso? Em que materia..? grande abraço!

Everton Melo a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Everton Melo a dit…

Olá Daniel, prazer me chamo Everton, antes de mais nada quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no seu blog, confesso que fiquei muito feliz em saber que há pessoas como você disseminando a cultura brasileira na Bélgica. Sou de Recife mas moro no Rio de Janeiro, aprecio a MPB e os ritmos regionais, e sei o quão valiosa é nossa cultura, desde de já quero lhe agradecer pelo esforço e dedicação em difundir essas informações tão ricas do nosso Brasil. Com relação a banda Chico Science & Nação Zumbi quero aproveitar o ensejo e deixar aqui o link do meu canal no youtube(http://www.youtube.com/evertonestevao) onde posto materiais como: shows, documentários, clipes, fotos e todos os fragmentos que encontro sobre Chico Science e o movimento Manguebeat, vale a pena conferir! Gostaria também de aproveitar esse momento para perguntar se você tem alguma informação sobre um show realizado por Chico Science & Nação Zumbi em 30 de junho de 1995 no Viva Brasil Festival – Bruxelas – Bélgica, se houver qualquer material como vídeos, fotos ou entrevista, peço por gentileza que se possível compartilhe conosco essa raridade, o Brasil lhe agradece! Um forte abraço!

Sucesso!

att
--

Everton Melo

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.