lundi 10 mars 2008

Bruxelas, 10 graus , cidade maravilha...

Inverno em Bruges, Belgica (foto:Y.Vandermeer)

Faz frio na cidade. E eu já sinto o meu próprio friozinho na barriga. Decidi hoje que começaria os preparativos para a minha próxima viagem. Pois é, amigos brasileiros, na semana que vem, mais precisamente na próxima segunda-feira, dia 17 de março, estarei mais uma vez a caminho do Brasil, incluindo duas semanas no Rio e uma em São Paulo. Escrevo a tempo de avisar os amigos e alguns jornalistas de música que pretendo encontrar; e também para me fazer lembrar a alguns marchands de Arte Popular Brasileira.

Sim, claro, começo já a arrumar minha bagagem reduzindo ao mínimo o que vou levar, pois costumo partir com uma mala e retornar com duas. Afinal, aí tem sempre tantos lançamentos de bons livros sobre música e arte... !Já CDs e DVDs, eu prefiro encomendar pela Internet.

Esta será a minha trigésima - segunda viagem à sua terra. “A Vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros nesta vida.” Pois é, Vinícius, e você ainda não conhecia a Internet e seus recursos: os sites, os blogs, ou os chats...

De vez em quando, para relaxar, fico passeando pela tela, e se algum blog aborda um assunto que me chama a atenção em especial, faço um comentário num ou noutro post. Foi assim que uns dias atras, escrevi um para o Arnaldo Bloch, do Globoonline.

Ele falava da canção “Inverno”, da Adriana Calcanhoto e do Antonio Cícero.

Eu simplesmente não seria capaz de fazer um “Top Ten” das minhas canções brasileiras preferidas, mas “Inverno” me remete sempre a um ambiente muito particular...

Saudade dos passeios num Leblon nublado, andando assim, meio triste... nostálgico...

“Saudade”, essa palavra que não tem tradução em francês. Uma palavra que apenas se sente, mas que não se explica. “Saudade”: um vazio que brota do mais fundo da nossa alma... ou apenas uma sensação ligeira de tristeza, que a gente até curte, quando se lembra de alguém ou de alguma situação do passado por um breve instante. “Saudade” pode ser... “Nostalgie”, em francês. Talvez seja essa a palavra mais aproximada que encontro no momento, só que talvez represente algo mais profundo ainda – algo como melancolia.

Sinto isso quando ouço “Inverno”, na voz da Adriana. Voltando ao “Blog do Bloch”, dentro do mesmo comentário que fiz sobre essa canção que tanto amo, falei de outras, assim meio por alto: “Trocando em Miúdos” (Francis Hime e Chico Buarque); “Tesoura do Desejo” (Alceu Valença); “Uma Canção Desnaturada” (mais Chico); “Mais um Adeus” (Toquinho-Vinicius); “Ligia” (na voz do próprio Tom); “O Segundo Sol” (Nando Reis). Canções para se ouvir sozinho.

Em conseqüência desse comentário, um carioca simpática, o Cal Gomes, depois de ler entrou em contato comigo. Ela conhecia Bruges, a mais encantadora cidade belga, e me convidou a visitar seu blog (www.mensagemnagarrafa.com.br/index.php) e, chegando eu ao Rio, ficou de me apresentar à sua turma de Ipanema.

Pode parecer engraçado, mas a verdade é que até agora eu ainda não divulguei o endereço do meu próprio blog... Mistério! Só vou fazê-lo na sexta-feira que vem, dia 14, ao terminar de arrumar a mala, às vésperas do meu embarque. Uma viagem muito oportuna, essa minha agora, de volta ao Brasil. Pois nessa época do ano, o inverno em Bruxelas é quase glacial...

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Tb. adoro "Inverno"...
E olha que ela comoôs à beira-mar... Imagina em Bruxelas, no inverno... rs.

Anonyme a dit…

Ela "compôs"... sorry...dnlvt

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.