mardi 1 avril 2008

Sábado à noite...

Pedro Luis e A Parede (foto divulgaçao)

...todo mundo quer alguma coisa...e eu queria uma noite mais calma.Fui jantar com um famoso correspondente português da RTP no Brasil, João Pacheco, um jornalista que vive no Rio por enquanto. Ele cobre os grandes eventos da América do Sul. Foi muito bom discutir sobre política internacional, além de conversarmos sobre o Brasil e a sua economia. Compartilhamos também nossa visão bastante pessimista sobre a crise ecológica do planeta. Mas isso não nos impediu de falar também de futebol: ele, torcedor do Sporting de Lisboa; e eu, do Anderlecht, um time que antigamente (anos 70-80) fazia tremer os melhores da Europa. Ele não me perguntou nada a respeito de música, e nem sobre arte, e pude assim passar ao largo das minhas paixões. Afinal, é preciso diversificar de vez em quando. Tambén não tinha uma grande programação de shows para esse último fim de semana no Rio.

Vanessa da Matta era “o show” de sábado; mas, para mim, ela já perdeu o frescor do primeiro disco. Eu sempre a preferi, particularmente, como compositora do que como cantora. Poderia ter ido à Lapa para escutar o Gabriel Moura, ex-“Farofa Carioca”, sobrinho do grande Paulo Moura, que participa de várias canções do mais recente CD do Seu Jorge: “América Brasil” - que não teve a repercussão que merecia.Na semana passada mesmo, uma mexicana quase chorou na loja “Modern Sound”, em Copacabana, ao saber que seu mítico disco “Moro no Brasil” ( com o “Farofa” ) estava fora de catálogo.Voltando ao Gabriel,ex-farofa, eu não fui por causa da chuva e da preguiça...bom, ok....mais da preguiça...

Domingo também quis ficar mais quieto. Precisava aproveitar o dia para encontrar meus poucos - mas bons - amigos cariocas. Então apenas pincei algumas notícias que me chamaram mais a tenção: A volta, em maio, de “Pedro Luís e a Parede”, com um novo disco de carreira, desde “Zona de fronteira”(2001). Agora com produção do Lenine, para substituir o lamentavelmente falecido Tom Capone (1966-2004), com quem a banda costumava gravar. O disco promete ter parcerias do Pedro Luís com o Zé Renato, o Roque Ferreira e o Rodrigo Maranhão – esse, cujo primeiro disco, “Bordado” (2007), pode ser adquirido de olhos fechados.

Em 1997, um desses meus poucos amigos cariocas, o Tuka, sempre antenado, me levou ao extinto “Ballroom Humaitá” para ver o “Paredão do Pedro”. E foi uma verdadeira revelação. A banda tinha lançado “Astronauta tupy”, um dos grandes discos dos anos 90....



Urubu: obra prima que nao consta na caixa do Tom

"Emoçoes" é o perfume de amor.

Bom, gente, agora, falando sério: a grande notícia que pude ler, folheando alguns jornais, diz respeito, no dia 17 de abril, ao lançamento do perfume do Roberto Carlos – “Emoções”. Faço questão de descobrir quem foi o cara dotado de tamanha inspiração para criar um nome para o tal perfume. Então, mulheres de quarenta, a partir de 17 de abril, todas com o mesmo perfume!

Bom, o que mais... hum..., a volta (mais uma) dos B’52, o que me remete à época das rádios piratas de Bruxelas, (1978-80) quando fazia programas de New Wave para meu quarteirão. Quem não se lembra de “Planete clair” ou “Private Idaho”?!?

Essa nota é válida nesse blog pela participação dos brasileiros do “Cansei de Ser Sexy” (CSS), que se ofereceram para remixar o primeiro “single” da banda americana.

Para terminar, essa idéia estranha de lançar uma caixa do Tom com (somente) 5 CDs... Todos obras - primas, como “Caymmi visita Tom” (1965), “Matita Peré” (73), “Elis e Tom” (74), o excelente “Edu e Tom”(81) e a trilha sonora do filme “Garota de Ipanema”(1967) - esse último, apesar de quase inédito (fazia parte da caixa do Vinicius com 27 CDs, agora esgotada) poderia ter sido facilmente substituído por “Urubu”(75) ou por “Stone Flower”(70). Aliás, ainda não consigo entender por que nunca foi editada uma caixa luxuosíssima do “Mestre”. “Falta de interesse do público...”, me confidenciou um jornalista. Uma constatação chocante, incompreensível mesmo, para um estrangeiro. Essa lei do mercado...!

Quando sair esse post, já terei assistido ao show da Fernanda Takai, no Teatro Rival, homenageando a Nara Leão, com o disco “Onde brilhem os olhos seus”.

Uma pérola rara – será? - para coroar essa minha viagem.

17 commentaires:

Anonyme a dit…

Olá, Daniel!
Caramba...quanta coisa pra comentar...hehehehheheh
A morte de Tom Capone foi uma perda imensa para a música brasileira...gigantesca! O cara era um mago no studio...aparecer um outro parecido é muito dificil...
Dá próxima vez que vc voltar ao Brasil vai ter que trazer uma canida do Anderlecht pra mim...em troca te preentearei com a do milésimo do Romário...do Vasco, é claro! Se der tempo, vou comprar até sábado e vc já leva agora...para desfilar nas ruas bonitas de Bruxelas...
Essa caixa do Tom deve ser uma maravilha mesmo...o problema é o preço, amigo...
Perfume Roberto Carlos? Emoções? Pois é...faz parte...
Abraços!

Anonyme a dit…

Nossa....não revisei antes de enviar o comentário... "aparecer um outro parecido" ficou horrível....e nada de acento no Da...
Canida não...camisa!
Presentearei!
Sorry!

Anonyme a dit…

Nao se preocupe Cal, escrevendo rapido num PC, tambem fiz mais erros nas minhas respostas. O Tom Capone era gênial e mexia com qualquer tipo de musica. Tem uma importe enorme na historia da MPB. Falando de produtores importantes dos anos 80-90, penso tambem em Liminha, Chico Neves e até o sempre antenado Nelson Motta. A morte de alguns artistas assim, me tocou até quase chorar: o Itamar Assumpçao, A Cassia, o Durval Fereira, o Baden,e alem de tudo o Almir Chediak que teve projetos maravilhosos. Nem falo do Tom em 94. Bom, mas nao "Vamos acordar os mortos" como cantava Moska no seu primeiro, raro disco, abraço!!

Anonyme a dit…

Oi Daniel, se me deixe fazer uma sugestao, acho que o disco gravado em Minas, ele e seu piano, sozinho, tambem pudia caber na caixa. Abs,Claudio.

Anonyme a dit…

Daniel, acho que vou separar uma graninha pra comprar "Emoções", assim que sair! Meninos, cuidado... hehehe... brincadeirinha. Gosto da Jovem Guarda ( memória afetiva ).

Anonyme a dit…

Olá, Cal!

Já sei que você gosta / gostava do House... hehehe...
O Daniel já "nos apresentou" indiretamente.
Tb. gostava do Focus ( Hocus Pocus ). Eu fui ao Rock´n Rio I.
Yes, "I Am Legend"...

Abraço,
Olga.

Anonyme a dit…

Eu gosto da Takai. Mas fico um pouco triste por ela ter deixado o Pato Fu...

Anonyme a dit…

Oi Daniel...

Eu(crika)direto de Buenus Aires...rs...Li tanta coisa mas sem muito tempo pra comentar.Amanha volto pra ler com calma!Esperoqw tenha tido uma ótoma semana!Beijos

Anonyme a dit…

...Ops...ótima semana!Estou sem intimidade com o teclado!

Anonyme a dit…

Um minuto para o fim do mundo virtual!fui............rs...

Anonyme a dit…

Pois é Claudio, esse disco é imressionante, e tantos outros, por isso falei duma caixa. E caro, claro, mas se tiver um unico a homenagear dessa maneira, seria bem o Tom, nao é?

Anonyme a dit…

ola Olga, a Takai nao pretende deixar o Patu Fu nao! Alias, uma parte da banda toca com ela no palco, mas vai ler isso no meu proximo post. Beijo

Anonyme a dit…

Olga!!!!
Caramba...bem que eu cheguei a comentar com o Daniel que eu sempre te lia nesses blogs da vida...hehehehhehe
Foi isso mesmo...escrevi sobre House no do Mauro Ventura...e vc falou comigo depois...nos vemos por aí! Beijos!
Daniel...estou atrás desse Urubu aí...mas é o único que me interesso...sou vascaíno...
Se vc não sabe, Urubu é o simbolo do Flamengo aqui no brasil...aí já viu, né? Hehheheheheh
Acho que vc vai gostar do post que acabei de colocar lá no MnG...
Se der, dê uma passadinha lá...
Abração!

Kati Pinto a dit…

Oi Daniel,
Tudo bom?Desde que nos conhecemos aqui no Brasil e tomei conhecimento do teu blog,que adicionei-o aos meus favoritos e visitado regularmente.Mas vim a este post,tardiamente,por causa do Urubú,que foi o 1ºLP do Tom que comprei em 1975,qdo foi lançado(já conhecia seus clássicos como Garota de ipanema,Cega de saudade,atc.,mas foi o 1ºdisco dele que comprei).Fiquei meses hospedada no disco e até hoje acho que é meu preferido.Além das músicas ,a ave Urubú tem vôo belíssimo,que eu curtia desde criança nas férias em Minas Gerais.
bj K

Daniel Achedjian a dit…

Grande disco do Tom, Kati, e se um dia tiver a oportunidade de ver o dvd, a "Casa do Tom" (biscoito fino), ele fala da natureza, e dos Urubus, como ninguem. Muito emocionante.Nesse disco, deve ter, se bem me lembro a famosa "Ligia, que sempre foi uma das minhas cançoes preferidas do Mestre. Agora, a unica questao é: aonde a gente se encontrou no Brasil, sou tao desligado...Obrigado de me ter colocado no seus favoritos, beijo, Daniel.

Kati Pinto a dit…

Conheço o dvd é muuuito bom,e o Tom,um ecologista nato,amante e gde conhecedor da natureza.Urubu tem tb Ângela,Boto,Correnteza,Saudade do Brasil,Valse(que é do Paulo J.),Arquitetura de morar,O homem.É fundamental! E Lígia,a homenageada e imortalizada,nesta linda música,é nossa amiga e atualmente é a diretora da Casa de Cultura Laura Alvim,que vc com certeza conheceu aqui no Rio.
E para finalizar,nos conhecemos aqui em casa(minha e do Antônio)e depois nos encontramos no Mistura Fina,no show da Marina Machado.
K.

Daniel Achedjian a dit…

Prezada Kati, desculpe ter esquecido o seu nome inteiro..rsrs, vocé é definitavente a K. (apelido de espia!), e amanha, se passar por aqui, no novo post, vou te apresentar minha Clau..."vocé vai ver". Espero que os assuntos sobre a arte popular vao te interessar daqui a pouco. Nao esqueci o pintor que vocé e seu maridao, me mostraram em casa. Quanta a musica, acho que ja tem tudo em casa, nao é? Abraços e beijos para vocés dois...

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.