vendredi 4 avril 2008

Diz que fui pro Rival...

Fernanda Takai (foto Daniel A.)

Em novembro passado, quando eu soube do lançamento do disco solo da Fernanda Takai, homenageando o repertório da Nara Leão no disco “Onde brilhem os olhos seus”, não foi para mim uma grande surpresa. A vozinha ingênua da cantora, não era, afinal, tão distante do timbre da voz da Nara. Mas tinha que conferir a afinação da menina do Patu Fu, para canções que requerem uma técnica mais segura.

Como humilde cantor de bar em Bruxelas (há alguns anos, é não riam, por favor!) posso dizer que cantar “Insensatez” representa um desafio que a Fernanda assumiu com a maior facilidade.

Vinda de um universo pop/rock, ela conseguiu se adaptar aos estilos variados que a própria Nara já tinha visitado.

Para os mais jovens, é bom lembrar que a Nara não foi simplesmente aquela “musa da bossa nova”; ela também ajudou a resgatar para o palco grandes sambistas dos morros do Rio, como Zé Kéti, Cartola, ou Nelson Cavaquinho. Logo depois, a Nara aderiu ao Tropicalismo, tornando-se um ícone do movimento, como se constata na capa do disco-manifesto do mesmo.

Voltando à Fernanda, eu já havia tentado desesperadamente comprar o disco na Bélgica, através de lojas virtuais, mas sempre me informavam que o CD estava esgotado. Só consegui comprá-lo durante essa viagem, e ainda não tive nem a oportunidade de ouvi-lo.

A regravação “Diz que fui por ai” (Zé Kéti), que toca bastante na MPB FM, já me dava água na boca, pelo seu jeitinho swingado - pop, que, sem perda da alma da canção, justamente ganha essa graça especial exatamente por conta da interpretação da Takai.

No projeto “Palco MPB FM”, no teatro Rival, ela fez um show nos moldes do programa da própria Rádio, ou seja: 3 ou 4 canções, com intervalos contando a história do disco - projeto genial, que só podia mesmo ter nascido da cabeça do sempre jovem / jovial Nelson Motta, também presente na platéia.


Nelson Motta, iniciador do projeto (foto: Daniel A.)

A maioria das quase 15 canções ganhou na modernidade pop de bom gosto, para a qual contribuíram outros integrantes do Patu Fu: o mentor da banda, o guitarrista /compositor John Ulhoa - bem escondido no fundo do palco - e o Lulu Camargo, tecladista que também carimba o som da banda mineira.

Até solos rock de guitarra se integraram às composições na melhor das harmonias.

Para se ter noção da diversidade do repertório, a Fernanda revisitou Pixinguinha (“Odeon”), Tom (“Insensatez”), Chico Buarque (bela interpretação de “Com açúcar, com afeito”), Robeto Carlos (“Debaixo dos caracóis...”; bem swingada, essa), e, claro, Zé Kéti (Diz que fui por ai)... dentre outros...

A platéia ficou entusiasmada nesse Rival que eu ainda não tinha visto reformado, e que, para mim, agora perdeu toda a sua alma.

O show, que já foi apresentado em vários estados, voltará ao Rio no Canecão, no início de maio, com um repertório mais extenso. Nota dez para a idéia do Nelsinho e para o disco (gravadora Deckdisk), que já vendeu mais de 25.000 cópias; e parabéns para a Fernanda, que nos surpreendeu, mais uma vez, para nosso maior prazer....

18 commentaires:

Anonyme a dit…

Me parece que esse foi o seu show predileto até agora... Bom para um final de viagem... sair com uma boa lembrança!

Anonyme a dit…

...e aí está Nelson Motta...com sua marca registrada estampada no rosto: FELICIDADE!
Ele é carioca! Esse é o verdadeiro e genuíno carioca! gente boa...bem humorado...feliz...e que sabe viver.
Abração!
Ps...e aproveite esses longos minutos e horas que te restam aqui, Daniel...mas saiba: Quando vc voltar, estaremos aqui...como o Cristo...de braços abertos!

Anonyme a dit…

Então Daniel(voltei para comentar!).Pra começar adoro "Insensatez" uma vez coloquei no blog mas como é um blog mais pessoal choveu comentários de força(para q eu superasse a tal insensatez q alguém poderia ter feito...rs...).Gosto muito dos novos talentos, gravando clássicos e músicas inesquecíveis para nós q amamos MPB e bossa nova.Acho q para estes novos cantores soa como um desafio.E para nós ouvintes soa como coragem...Tenho um cd antigo de Pato Fu(comprei há alguns anos fora do Brasil!).Vou procurar para ouvi-lo novamente... Nara Leão quando seguiu só, diversificou(Cazuza tentou enveredar por aí também e deu super certo!).Q interessante deve ter sido este show e esta Cantora(vou procurar ouvi-la com certeza!).Gosto muito de Nelson Motta,refinado e com muito bom gosto musical...Além de concordar com você q Nelson Não envelhece(tem espírito Jovem!)

Anonyme a dit…

Ola olga, assisti outros bons show, que comententarei mais tarde (Edu Krieger, por exemplo), mas esse estava bem na atualidade, acho...se tudo occorer bem vou assistir ao show do Pedro Mariano e Paula Toller, e quem sabe em Sao Paulo...estarei na Belgica dia 10 de abril. Beijo...

Anonyme a dit…

Vocé provavelmente jà eu Noites Tropicais do Nelson, Cal. Incrivel que esse cara atravessou as decadas, e decubriu grands talentos, e nao me parece que ele vai parar ainda!
Obrigado pelas palavras calorosas, amigo...

Anonyme a dit…

Oi Crika, o Pato Fu ja saiu muitos bons discos. E o John Ulhoa (compositor, voz, guitarra) tem uma criatividade que nao se acha em qualquer banda pop/rock. Aqui, posso me enganar (pois nao posso conferir), mas acho que ele tambem produziu o disco de Erika Machado...muito bom, se eu errar, farei um comentario para me desculpar..rsrs Beijo.

Anonyme a dit…

Oi Daniel
só passei para me despedir...e como bem disse o Cal, volte logo..estaremso aqui te esperando sempre, amigo!
beijos

Anonyme a dit…

Uau! Eu não sabia que vc escrevia tão bem assim, todas as vezes que leio o Blog vejo um cara seguro do que fala e feliz em estar realizando um dos seus sonhos de vida. Parabéns continue no caminho da sua "rendenção", bjs Tuka
Ps. As expressões em português e os trocadilhos estão muito bem colocados, será que em francês dá para sentir esse suwing.

Otaner a dit…

Olá, Daniel! Legal ter te conhecido e conversado contigo lá no show da Fernanda Takai. Muito bom o texto, acabei nem escrevendo ainda, mas já escrevi no La Cumbuca sobre a apresentação do pianista Vitor Araújo, do dia seguinte, que cheguei a comentar contigo. E as fotos acabaram ficando boas, né? Pelo menos essas duas aí do post estão legais.

Um abraço!

Anonyme a dit…

Oi Tuka, obrigado pelo elogio. Claro que tenho meu jeito bem particular de me exprimir em francés, e to tentando de trazê-lo no portugues, o que nao é tao facil,...Tem uma ironia "ingles" que nao passa sempre bem por aqui....Até devo prestar atençao de nao machucar alguem, sem querer, quando converso. Felicidade Cara, e obrigadopara me ter oferecido o ultimo cd do Luca Santtana, que to buscando faz tempo, vale ouro!!

Anonyme a dit…

Oi Otaner, legal que foi visitar esse espaço, volte sempre. Tambem fui visitar o seu rapidamente, mas vou voltar com calma. Pois é, nao sou fotografo, e para conseguir um bom retrato para divulgar tem que lutar bastante, até de se esquecer do proprio show!rsrs, ficamos em contato, um abraço.

Anonyme a dit…

Oi Daniel, então você tá indo embora, espero que sua estadia aqui no Rio tenha sido do jeito que você esperava, espero que volte com mais calma , e estou muito, mas muito curiosa mesmo para ver o que vai ser essa arte brasileira...Não deixe de passar sempre no blog e na proxima vez traga a Claudia porque ela já é parte do nosso blog também . As portas do coração dos cariocas estão sempre abertas para te receber. Um beijo grande. Te.

Anonyme a dit…

Fotos boas mesmo, Daniel... Dominando a tecnologia digital... rs.

Bj. Olguita.

Anonyme a dit…

E Aí, Daniel!!!! Tudo bem aí em Sampa? Já foi a algum show interessante?
Mantenha contato com a base...câmbio.hehheheheheh
Abraços!

Unknown a dit…

Oi Daniel,

Eu li que você deseja por música no seu blog.Aqui vai um endereço para que você veja como funciona:
http://www.fofaslides.com.br/m_midi.htm
O dono do site pode te ajudar a colocar música no seu blog.

Anonyme a dit…

Olha só este site aqui é particularmente só de MPB.

http://www.ninha.website.nom.br/cancoes/midis/arquivo_musicas.htm

Daniel Achedjian a dit…

Ola Marcos, obrigado pela dica para colocar musica. Acabei de voltar na Belgica, e deixei o blog em "stanby" mas vou voltar cedinho. Alias hoje mesmo. Volte sempre que faço questao de melhorar esse blog mais e mais. Agora vou ter tempo...abraço

Daniel Achedjian a dit…

Ola Philippe, é verdade, ainda so falei de MPB, mas vai valer a pena esperar, que fui para Sao Paulo, especialmente para examinar o mercado da arte popular, e encontrar colecionadores e galeristas. Vai valer a pena ler, agora como disse, acabei de voltar na Europa, e na semana que vem, vou entrar naquele assunto da APB, abraço, e venha conferir quando quiser...

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.