mardi 13 mai 2008

Contando estrelas: Edu Krieger, Fernanda Takai, Silvia Machete, Angela Evans, Marina Machado, Primadonna, Milton Nascimento, Cartola, Clara Bellar.

Como mencionei no post interior, eis aqui alguns discos, não necessariamente recentes, que vêm compondo a trilha sonora das minhas últimas semanas :

Edu Krieger : « Edu Krieger » (2007) Biscoito Fino (****)
A última faixa ‘Deus conserve para sempre meu bom senso temperado a pitadas de loucura’, resume perfeitamente esse grande disco lançado no ano passado. Influênçias e ritmos nordestinos -aqui na linha das canções de Cordel- com levada pop, guitarras distorcidas, percussões tradicionais e berimbau, além dum forte toque eletrônico. Edu joga com esses elementos com a maior maestria ao longos dessas 14 faixas, de ótima qualidade melódica. Junto com Fred Martins e Rodrigo Maranhão, dentre outros, aqui tenho a honra de apresentar a vocês mais um daqueles nomes que formarao o futuro da MPB de qualidade.
(P.S. :ler o post ‘Carta ao Rio/3.Edu Krieger’, de 15 de abril 2008)

Fernanda Takai : « Onde brilhem os olhos seus » (2007) Deckdisk (****)
Nao vou escrever aqui mais uma crítica sobre essa excelente
homenagem a Nara Leão, pois vocês já sabem tudo a esse respeito. Quero apenas destacar mais uma vez os arranjos do John Ulhoa e sua ousadia de ter transformado - com muito bom gosto - ‘Odeon’ num Fox Trot ; ‘Com açucar, com afeto’ num pop empolgante ; e ‘Trevo de quatro folhas’ num bebop swingado. E com a voz duplicada da Fernanda, que nos remete à epoca das Andrews Sisters. (ler o post ‘Diz que fui pro Rival’, de 4 de abril 2008)

Silvia Machete : « Bomb of love » (2007) Independente (***L)
-de Luxo, em lugar daquele eternel « ½ » )
Seria um erro imaginar que o único interesse sobre essa nova cantora reside na originalidade das suas apresentaçoes divertidas do tipo circo ou cabaret parisiense (ler num futuro post ‘Carta ao Rio’). Antes de tudo, Silvia tem um excelente vocal : suave, sensual e enérgico. Além disso, gente, ela sabe compor, e de que maneira! Músicas em ritmos de rumba, pop, bossa... tudo num som que me remeteu imediatamente a Los Hermanos, nas cançoes menos rock. Dez pequenas jóias, sendo que seis de sua autoria (cujas três em parceria). O subtítulo do disco, ‘Música safada para corações românticos’, traduz o humor da cantora, presente tanto nas letras como no palco. Vale a pena conferir no site. (www.silviamachete.com)

Angela Evans : « Um pouco de morro outro tanto cidade sim » (2006) Biscoito Fino (***L)
Como já deixava tranparecer no show ao qual pude assistir no Centro Cultural Carioca (ler o post « Pra não dizer que não falei », de 27 de março de 2008), Angela Evans pode se orgulhar de possuir uma voz segura e bem própria. Uma intérprete mais séria do que muitas outras « novas-cantoras-de-samba-da-Lapa ». Nesse disco de estréia, ela se coloca à disposição de grandes sambistas e compositores como Wilson Moreira, Nei Lopes, Elton Medeiros ou Wilson das Neves, cujas composiçoes ela gravou ao vivo no estudio. « Um Pouco de morro… » conta com os arranjos e a regência do Mestre Cristóvão Bastos, sob o olhar protetor do Herminio Bello de Carvalho.
Melodias belíssimas e samba de primeira compõem o disco, e assim podemos apostar nessa visceral intérprete mineira, que será certamente mais uma bela estrela da Lapa.

Marina Machado : « Tempo quente » (2008) Nascimento Music,EMI (**L)
Mesmo depois de um show morno no Rival dessa intérprete, com seu jeito cheio de maneirismos ingênuos - um pouco irritantes – achei que valia a pena conferir esse terceiro disco produzido por Milton Nascimento através de seu próprio selo. Numa categoria próxima a uma Bebel Gilberto, a Marina se mostra mais pop, num som dominado pelo inevitável e excelente Sacha Ambach nos teclados. « Tempo quente » deslancha bem no seu primeiro terço, com a participação do Samuel Rosa no vocal de ‘Grilos’ (Roberto Carlos/Erasmo Carlos). E o cantor cantor do Skank oferece tambem o ótimo ‘Simplismente’, com seu habitual parceiro Chico Amaral. Uma faixa que nos faz esperar a volta da banda. Outra participaçao é a do Seu Jorge na canção ‘Otimismo’ , que também deu de presente ao disco ‘Seu olhar’... bela canção, de tamanha leveza... Repete-se então o mesmo procedimento : o Bituca participa no vocal de uma canção alheia, ‘Discovery’ (Lula Queiroga), enquanto ‘Lilia’, instrumental da sua autoria, se revela dispensável tanto como a versão em inglês – « Unencounter » - de « Canção da América ». Afinal : um bom disco, porém iregular. Poderia ter ficado ótimo até, mas com três ou quatro títulos a
menos.

Primadonna : « Tudo vai valer a pena » (2008) Som Livre (***)
Quem está à procura de originalidade, pode manter-se afastado. O título em si já dá o tom, bem como as letras simplérrimas. Mas quem está à procura de um bom disco de rock puro, com boas guitarras distorcidas, bateria « quadrada », linha de baixo básica (até demais), pode mergulhar nesse primeiro disco da banda carioca Primadonna. Liderado pelo guitarista Claudio Costa, que assina a maioria das canções, e pelo excelente cantor Sandro Abreu (entre Dinho Ouro Preto e Rogério Flausino, do Jota Quest), a banda coloca em nossas mãos 11 títulos simples e eficientes, e que dispensam muitas audições para nos envolver. Estamos aqui mais perto do Capital Inicial do que do Barão Vermelho- foi como pude ler-, já que o jeito de compor e os refrões estão bem próximos, nas estruturas, das boas canções da banda de Brasília.
Uma prova de que para se produzir um bom disco não é obrigatoriamente necessário que se seja sempre original.

Milton Nascimento & Jobim Trio : « Novas Bossas » (2008) Nascimento music, Emi (***L)
Já relatado, no post « Carta ao Rio/3.Milton Nascimento & Jobim Trio », de 18 de abril de 2008.








Vários Artistas : « Viva Cartola ! 100 anos » (2007) Biscoito Fino (**) Uma coletânea composta por canções saídas do acervo do selo. Somente ‘Basta de clamares inocência’ interpretada por Mart´nália foi gravada em separado para essa ocasião. Já houve melhores homenagens ao Senhor « verde & rosa » Angenor de Oliveira.





Clara Bellar : « Meu coraçao brasileiro » (2007) Atração Fonográfica (**)
A atriz internacional franco-americana (« Artificial Intelligence », « Les Randonneurs » ou « Kill the poor ») se oferece um presente, retomando grandes clássicos do repertório brasileiro como Sampa (Caetano), Feitiço da Vila (Noel/Vadico) ou Joanna Francesa (Chico Buaque).
Na sua festa, ela convida Dori Caymmi (direção musical), João Bosco e, surpresa…Milton Nascimento que passava por ai! A voz da bela senhora termina por soar bem banal, e o resultado é pouco entusiasmado.

7 commentaires:

Anonyme a dit…

Ola Daniel, o disco da Fernanda ja é para mim destaque deste ano, ôtima visao de nossa musica, valeu!

Anonyme a dit…

Nao conheço a cantora Ângela Evans mas a cançao que toca no blog me parece uma composiçao bem conhecida. E um desses sambistas citados??
Abs, Marlene

Anonyme a dit…

Oi Daniel, ja li muitas coisas sobre a Silvia Machete, mas nao consigo achar o disco, tem uma dica para mim? Abraço...

Anonyme a dit…

Ola! Atrizes/cantoras poucas conseguem, deve ser um desastre esse "Coraçao brasileiro" da Clara...

Anonyme a dit…

Ola Marlene, desculpe a demora em responder. "nao tem perdao é uma ôtima samba como so o Ivan Lins pode compor. Ja é antiga, anos 80, se nao me engano, mais nao sei se foi um sucesso no Brasil. abraço...

Anonyme a dit…

Sobre Silvia machete, anonimo de 9:25, o disco me foi dado por um amigo jornalista. Parece que a cantora nao tem selo por enquanto,e a melhor opçao seria de escrever para ela no site indicado nesse post. Nao tenho mais informaçoes por enquanto, boa sorte...abraço

Anonyme a dit…

Cara Carla, o disco da Clara Bellar nao é desastre nao! Pessoalmente achei pouco interessante. So isso...volte sempre...!

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.