vendredi 27 juin 2008

Tom Jobim desrespeitado…

"Brasileiro", caixinha barata mas ordinaria.

A Primeira caixa - homenagem de cd’s que adquiri foi aquela dedicada à primeira década da carreira do
Gilberto Gil, « Ensaio geral », de 1998. Continha os 6 primeiros discos do baiano, com faixas extras, além de 4 álbuns inéditos e um cd bônus exclusivo. Enfim, a totalidade de todo o material gravado entre 1967 e 1977. Um contéudo precioso numa caixa na forma e no tamanho de um vinil, com um belissimo livro ilustrado de 36 páginas. Um objeto luxuoso e caro, que suponho não proporcionar uma grande margem de lucro às gravadoras. Seguiram-se então outras caixas daquele tipo, dedicadas às obras de Caetano Veloso, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Elis Regina, Nara Leão, Clara Nunes, Elza Soares, Wilson Simonal, Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Baden Powell e Zé Ramalho, só para citar as mais caprichadas. Este ano ainda, esperamos com impaciência « Cameleão », com todos os albuns do Ney Matogrosso, a partir da sua saída dos ‘Secos e Molhados’, em 1974.
Em relação a esse tipo de produto, o mercado fonográfico já havia perdido, em 2007, a oportunidade de celebrar os 80 anos que teria completado o Mestre soberano, Antônio Carlos Jobim (1927-1994). Pois bem, este ano, com a comemoração dos 50 anos da Bossa Nova, a oportunidade apresentou-se novamente... em vão. E não me falem dessa caixinha, baratinha mas ordinaria, feita de papel grosso, com design inexistente, bom apenas para embrulhar biscoitos aperitivos (nem dos mais finos), como também um livreto sem as informações realmente importantes. Uma forma muito mal disfarçada de demonstrar a falta de coragem em investir num material dedicado simplesmente a um dos maiores compositores do século XX. « Brasileiro », lançado pela Universal, que ja fez melhor falando de caixas, reúne 4 obras inesquecíveis, lançadas no Brasil, ou seja : « Caymmi visita Tom »(1964), « Matita Perê » (1973), « Elis & Tom » (1974) e « Edu & Tom » (1981), mais a trillha sonora –rara, porém dispensável - do filme « Garota de Ipanema » (1967), e também três coletâneas de canções do mestre cantadas por outros artistas... como já existem centenas.
Um desrespeito, para não dizer uma vergonha. Ainda bem que a mesma Universal lançou 7 outras reedições avulsas do Tom, e que paralelamente a Warner music editou duas outras obras essenciais, « Urubu » (1975) e « Terra brasilis » (1980), em formato digipack. Mas o Mestre, sem sombra de dúvida, teria merecido um tratamento à altura do seu gênio.
Uma pena, isso precisava ser dito. Mas quem sabe, nunca é tarde demais…


P.S : algumas informaçoes sobre as caixas-homenagem citadas acima, a meu ver, as mas valiosas artisticamente :

Caetano Veloso: «Todo Caetano 1967-2002» - Universal Music (2002) - 40 cd’s
Gilberto Gil: «Ensaio geral 1967-1977» - Polygram (1998) -10 cd’s + 1cd
«Palco 1975-2002 » - Warner Music (2002) - 28 cd’s
Chico Buarque: «Consruçao 1966-1986»
- Universal Music (2001) - 22 cd’s

«Francisco 1987-2003» - BMG, RCA (2003) - 12 cd’s + 2 dvd’s
Elis Régina: «Transversal do tempo 1965-1979» - Polygram, Mercury (1998) - 21cd’s
Wilson Simonal: «Wilson Simonal na Odeon 1961-1971» - EMI (2004) - 9 cd’s
Vinicius de Moraes: «Como dizia o poeta 1956-1980» - Universal Music (2001) - 27 cd’s
Clara Nunes: «Clara Nunes 1966-1982 » - EMI sem data - 9cd’s, sem livreto
Elza Soares: «Negra 1960-1988 » - EMI (2003) -12cd’s, sem livreto
Baden Powell: «Baden Powell 1961-1982» - Universal Music (2003) -13 cd’s sem livreto
Nara Leao : «Nara 1964-1975» - Universal Music, Mercury (2001) - 14 cd’s
«Leao 1977-1989» - Universal Music, Mercury (2001) - 14 cd’s

12 commentaires:

Márcio a dit…

Realmente lamentável que Tom Jobim receba tratamento tão pouco cuidadoso! Não tenho muitas caixas, pois comprar uma caixa significa quase sempre adquirir alguns CDs que já possuo. Assim, concentrei-me em material inédito para mim: as duas caixas de Nara Leão (belíssimo trabalho, de longe as mais bonitas esteticamente, para não mencionar a qualidade da música), a de Baden Powell e uma que você não mencionou, mas que julgo essencial: a de Dorival Caymmi (que mostra como ele segue sendo o melhor intérprete de muitas de suas canções). Saudações!

Anonyme a dit…

Daniel infelizmente os lucros falam mais alto... Sei que a maioria dos artistas( intérpretes, principalmente), não recebe direitos por essas reedições, que entretanto representam bom negocio para as companhias.

Legal descobrir um cara assim informado e interessado pela MPB, em todas as suas formas.

Sou uma cantora brasileira, de nacionalidade francesa, vim para a Europa acompanhando meu homem da época, o trombonista Raul de Souza
abandonando uma carreira no Rio.
Aqui dediquei-me à aventura de recomeçar tudo e a criar nossa filha. Agora retomo a acrreira com um concerto dia 09 de agosto no Habana Café, em Paris, e um Festival em Nancy, dia 06 de setembro.
Ainda não tenho agente, mas acredito no meu trabalho e espero
encontrar meu espaço. Meu repertorio é bossa jazz, começo a arriscar umas letras para jazzistas amigos.
Se quiser me visitar o site é:
myspace.com/lizbrazil

mail pessoal
liabarthelemy@yahoo.fr

Beijo, gostaria da sua opinião.

Daniel Achedjian a dit…

Tem toda razao, Marcio, poderia ter falado da caixa "Amor e mar" que contem 7 cd's. Maravilhosa e preciosa tambem que nos remetem no tempo das "cançoes praieras" de 1954. Uma caixa que virou uma raridade. Mas aqui tambem essa caixa do mestre bahiano teria merecido uma outra roupagem. Mas o conteudo é dez, cem, mil! Abraço...

Daniel Achedjian a dit…

Salve Lia, vou visitar sua pagina sim! volte sempre, abraço!

Olga Pereira Costa a dit…

Daniel,
A caixa pra mim é mais mesmo uma homenagem, especialmente pra quem não viveu a época.
Acho "didático", eu diria. Tenho a mesma impressão do Márcio. O Tom merecia mesmo um tratamento melhor.
Bjs.

Otaner a dit…

Olá, Daniel!
Que bom que gostou do Vitor. Ainda não vi o DVD, mas acho legal a forma como ele se comunica com o público, deixa as pessoas mais confortáveis para ouvir música clássica misturada a outros ritmos. Espero que você possa vê-lo em agosto.

E acho que também temos a mesma opinião sobre Silvia Machete. Como você disse em um post mais abaixo, a performance dela de forma nenhuma apaga o fato de que ela tem uma ótima voz e repertório, gosto muito das apresentações. E parte da banda dela toca em outro grupo muito legal aqui do Rio, o Brasov, também performático, divertido e bom musicalmente.

Tem fotos de shows dela, do Marcos Valle e de outros artistas nesse endereço: http://lacumbuca.multiply.com/
E quando você vier aqui certamente nos encontraremos em algum show legal.
Abraço!

Daniel Achedjian a dit…

Salve Otainer, pois é, tem essa turma moderna do Rio, telentosa, acerca do Domenico, Kassin, Moreno que inclue tambem Brasov, Sivia Machete e membros dos Hermanos. E a New Wave carioca de hoje. Vou ver essas fotos logo logo, ficamos em contato para agosto.Abraçao...

Daniel Achedjian a dit…

Salve Otainer, pois é, tem essa turma moderna do Rio, telentosa, acerca do Domenico, Kassin, Moreno que inclue tambem Brasov, Sivia Machete e membros dos Hermanos. E a New Wave carioca de hoje. Vou ver essas fotos logo logo, ficamos em contato para agosto.Abraçao...

Márcio a dit…

Caetano Veloso se apresentou (acho que ontem) em Luxemburgo, que é relativamente perto de Bruxelas. Não teve interesse em vê-lo, Daniel? Saudações!

Daniel Achedjian a dit…

Oi Marcio, estava em Lisboa uns dias, aproveitando tambem da viagem para ver o "Pic Nic" da Rita Lee. E Para falar verdade, se a nova "obra..." do Cae pareca como o "Cé", nao fico entusiasmado de vê-lo...Mas quer dizer, se nao tivesse a Rita, teria ido, claro...abraçao

Márcio a dit…

Segundo o que li, esses shows recentes de Caetano Veloso na Europa foram todos no esquema voz e violão, não fazendo parte do "Obra em Progresso". Por falar nisso, você já visitou o

www.obraemprogesso.com.br ?

Saudações!

Daniel Achedjian a dit…

Muuuito interessante este site Marcio, obrigado! Vou ler com calma os postes pois acabei de voltar na Belgica. Se fosse com violao so, claro que lamento ter perdido o show do Caetano.. Em compensaçao a Rita foi demais como sempre, porem previsivel...Mas nao vou jogar o papel de "blasé" (-:
abraçao...

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.