samedi 6 mars 2010

En écoute aujourd’hui : Lulu Santos.

Lulu Santos, pop inteligente! (photo archive O Globo)

(texte français, texto português traduzido do francês)


Tandis qu’au début des années 80, de jeunes groupes se lançaient dans un rock encore naïf et malhabile, Lulu Santos avait déjà compris les bases de la parfaite chanson pop dès son premier album, « Tempos modernos » (1982).
Pratiquement inconnu en Europe, l’artiste (excellent compositeur, chanteur mais aussi très bon guitariste), n’en est pas moins une star et une valeur sûre de la pop brésilienne.
Si entre 1982 et 1988, Lulu collectionne les tubes et les disques d’or et de platine (entre 200.000 et 400.000 exemplaires vendus), il connaît néanmoins un relatif passage à vide entre 1988 et 1992, alors qu’il tente d’incorporer des rythmes plus brésiliens à sa musique. Si le succès le boude, les albums de cette période sont plutôt des réussites artistiques.
Mais tandis qu’à l’aube des années 90, la vague rock s’essouffle et que le marché du disque investit sur les tendances commerciales du samba reggae et du pagode bon marché, Lulu Santos s’associe au DJ Memê pour ce qui sera, en 1994, son apogée discographique : « Assim caminha a humanidade ». Un véritable hymne à la musique disco pop intelligente, qui atteindra le million d’exemplaires vendus.
Depuis cette époque, les albums de l’artiste se suivent avec toujours un succès assuré, même si les formules se répètent un peu.

Cet album « Singular » (son 18e en studio) vient de sortir, alors que ses deux derniers, « Letra & musica » (2005) et « Longplay » (2007), trahissaient un certain essoufflement ressenti tant par la critique que par son public.
En dépit d’une pochette peu avenante, « Singular » est une réelle bonne surprise.
En bon gestionnaire de son répertoire, Lulu a prévu l’inévitable hit funky, Baby de babylon, et la ballade hawaïenne Fulcio, qui s’inscrit dans la lignée de Lua de mel, Sereia, De repente California, et quelques autres sucreries plaisantes. Des formules récurrentes chez l’artiste, qui lui ont toujours garantis une place de choix dans la plupart des novelas et sur les ondes FM brésiliennes. Rien de mal à cela.
Une fois cette tâche accomplie, le plus intéressant réside dans quelques titres qui -malgré la forte coloration électronique- rappellent les meilleurs moments de sa première époque. Dans cet esprit, on trouve les très bons Na' boa et Duplo mortal, ou encore le puissant et sérieux Atropelada, composé par la nouvelle révélation pop masculine, Jorge Ailton (également bassiste sur plusieurs plages de l’album). Lulu repasse par les pistes de danse avec sa version fun de Perguntas II (déjà enregistré en 1989), et étonne avec une samba de conception presque traditionnelle : Procedimento. C’est également avec la samba (plutôt électrifiée !) que flirtent les instrumentaux Spydermonkey et Restinga qui ouvrent et ferment « Singular », un album qui, s’il n’est pas un grand disque Lulu Santos, a le mérite d’être plaisant et de ne pas nous ennuyer par ses multiples facettes.

Lulu Santos no inicio dos anos 80,
quando era "o
último romantico"...(foto Antonio Guerreiro)

Escutando hoje : Lulu Santos.

Enquanto no início dos anos 80 os jovens grupos se lançavam num rock ainda naïf e meio desengonçado, Lulu Santos já havia plantado os alicerces da perfeita canção pop em seu primeiro álbum, « Tempos modernos » (1982).

Praticamente desconhecido na Europa, o artista (excelente compositor e cantor, mas também muito bom guitarrista), não é uma estrela menor ou menos brilhante da cena pop brasileira.
Se entre 1982 e 1988 Lulu coleciona fama e discos de ouro e de platina (entre 200.000 e 400.000 exemplares vendidos), ele conhece ao mesmo tempo um vazio relativo entre 1988 e 1992, quando então tenta incorporar ritmos mais brasileiros à sua música. Se por um lado o sucesso nesse período faz pouco de Lulu, por outro os álbuns da mesma época são acima de tudo êxitos em termos artísticos.
Porém, enquanto na alvorada dos anos 90 a onda rock perde fôlego, o mercado do disco investe nas tendências comerciais do samba reggae e do pagode de pouca qualidade, Lulu Santos associa-se ao DJ Memê, para fins do que viria a ser, em 1994, seu apogeu discográfico : « Assim caminha a humanidade ». Um verdadeiro hino à música disco pop inteligente, que atinge o milhão de cópias vendidas.
A partir dessa época, os álbuns do artista seguem contendo sempre um sucesso garantido, mesmo que as fórmulas venham a se repetir um pouco.

Esse álbum « Singular » (seu 18° em estúdio) vem a ser lançado quando seus dois anteriores, « Letra & musica » (2005) e « Longplay » (2007), demonstraram uma certa falta de fôlego, percebida tanto pela crítica quanto por seu público. A despeito de uma capa pouco atraente, « Singular » é realmente uma boa surpresa.
Como bom gerenciador de seu repertório, Lulu previu o inevitável hit funk Baby de babylon, e a balada havaiana Fúlcio, que se insere na linha de Lua de mel, Sereia, De repente Califórnia, e alguns outros caramelos saborosos. Fórmulas recorrentes típicas do artista, que sempre garantiram para si um lugar seleto em boa parte das trilhas sonoras das novelas e da programação das FM´s brasileiras. Nada de mau quanto a isso.

Uma vez essa tarefa cumprida, o mais interessante reside naqueles títulos que –apesar da forte coloração eletrônica- nos fazem lembrar os melhores momentos de sua primeira fase. Dentro desse espírito, encontramos as excelentes Na' boa e Duplo mortal, irresistíveis ; e ainda a pulsante e séria Atropelada, composta pela nova revelação pop masculina, Jorge Ailton (também baixista em diversas faixas do álbum). Lulu revisita as pistas de dança com sua versão alegre de Perguntas II (já gravada em 1989), e surpreende com um samba de concepção quase tradicional : Procedimento. É igualmente com o samba (super eletrificado !) que flertam as instrumentais Spydermonkey e Restinga, faixas que abrem e fecham « Singular ». Um álbum que, se não é um grande disco de Lulu Santos, tem o mérito de ser prazeroso e não nos aborrecer, por suas múltiplas facetas. Lulu Santos permanece singular e inventivo na cena brasileira, e mais vivo do que nunca !

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