lundi 17 mai 2010

14 e 15 de maio : George Israel, Ana Carolina e Nando Reis.

George Israel cantando Cazuza na Praça Cazuza...(foto Daniel A.)

(Texte français plus bas, texto portugûes traduzido do francês)


No país das decisões irrevogáveis, o Canecão –que havia sido declarado definitivamente fechado a partir da segunda-feira,10 maio (vide post de 13/05)-, é então logicamente ( ?!? ) anunciado aberto a partir da segunda agora, dia 17. Enfim, talvez por um certo tempo– pode ser que sim, pode ser que não- ou então, quem sabe, pela porta de trás...
Vá entender-se... ! Uma breve reunião preliminar, poderia ter evitado uma desorganização inútil e desgastante na programação.
De todos os reféns sobre os quais eu falei anteriormente, houve um gringo que pagou para ver : eu tinha decidido ficar no Rio, nesse 15 de maio, para assistir Edu Lobo na mítica sala, fazendo o impasse sobre comparecer à Virada Cultural –evento multicultural impressionante, que aconteceu nesse último fim de semana em São Paulo. O resultado da minha decisão, nesse sábado / domingo : nem Edu Lobo, nem Virada Cultural tampouco... Alguns momentos do evento em São Paulo, no entanto, foram veiculados pela TV Cultura…
E eu me encontrei, por acaso, no meio do « Leblon Jazz / Blues Festival », perto da Praça Cazuza, onde George Israel –um outro refém que deveria ter tocado terça passada no Canecão- se apresentou à tarde, a pleno céu aberto, entre diveros grupos de tendência jazzy como o Orleans Dixiland Jazz Band. A noite viria a ser fechada com o show de Frejat
Entre duas canções, George Israel convidou a visitar seu site para saber o que virá a acontecer com seu show (com gravação de dvd) que foi cancelado.
Ele anunciou o retorno de Kid Abelha (do qual é um dos três membros, junto com Paula Toller e Bruno Fortunato) para dezembro, e destila cançoes do Kid, Paralamas, e varias faixas de seu novo álbum a ser lançado : « 13 parcerias com Cazuza».

Ana Carolina, Citibank Hall, 15/05 (foto Daniel A.)

Na noite desse mesmo sábado, então, neca de Edu Lobo ; e sem grande convicção, eu me dirijo ao Citibank Hall para conferir o show « N9ve », de Ana Carolina, já no circuito musical desde novembro de 2009.
A direção e a cenografia de Bia Lessa jogam com certos efeitos interessantes, como a entrada de Ana sobre uma cadeira / grua de cineasta, trazendo a reboque um véu transparente ornado de nuvens, passando a impressão de que nos vem de encotro um anjo (decaido?) vindo do céu .Mais adiante, depois das nuvens, é sob uma chuva artificial de efeito muito belo que Ana começa com Corredores, numa ambientação de poética tristeza.
Se a primeira parte imobiliza-se num repertório feito de tangos martelados em tom menor e em baladas de ênfase dramática –um pouco cansativo, na verdade-, a segunda metade arrebata e se diversifica a partir de Tá rindo, hein ?, o excelente título extraído de seu último álbum « N9ve ».
A partir dali, Ana introduz ritmos um pouco mais animados, como rock e samba, com algumas releituras bem sucedidas, tais como Odeio você, tomada emprestada de Caetano Veloso ; Não Quero saber mais dela (Sombrinha/ Almir Guineto) ; e a gozada ( !) e subversiva Essa mulher, de Arnaldo Antunes.

Ana Cañas e Nando Reis, Vivo Rio, 14/05 (foto Daniel A.)

Na noite da véspera, sexta 14 de maio, deu-se o reencontro com Nando Reis, que eu já havia visto no HSBC de São Paulo em outubro passado, com o excelente show de seu álbum « Drês » (2009).
O ambiente da sala Vivo Rio não estava tão fervilhante quanto o caldeirão da sala paulista, mas o som dos três Infernais que cercam Nando é sempre igualmente impactante. A guitarra de Carlos Pontual continua sangrenta, e a base rítmica baixo-bateria (Diogo Gameiro e Felipe Gambraia) bate bem.
Eu poderia fazer um copiar/ colar da minha crônica de 27 de outubro último (mesmo para as fotos !), mas o repertório sofreu algumas modificações, principalmente no bis, que exclui dessa vez os títulos em inglês (Venus, The Pledge of Love, e Whisky a gogo) para dar lugar a um Frevo Mulher (Zé Ramalho) arrebatado.
A notar também a presença de Ana Cañas, convidada ao palco para Luz antiga e o para o bom dueto Pra você guardei o amor, esse último incluído no álbum « Drês ».
Para deixar com vocês o mote do « Carioca até a medula », personagem recorrente nessa viagem musical... « Showzaço ! »

P.S : Voltarei mais tarde para falar a respeito dos shows de Thais Motta no VPB e d´Os Cariocas no Teatro Rival.
Outras fotos e videos no texto francês abaixo!

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.