mardi 1 juin 2010

28 e 29/ 05 : Marcos Sacramento, Moyseis Marques, Pedro Miranda.

Moyseis Marques, Marcos Sacramento, Pedro Miranda,
Teatro Rival 28/05 (foto Daniel A.)


(texte français plus bas, texto português traduzido do francês com fotos diferentes)


Faz alguns meses que o grande Ney Matogrosso deu uma entrevista ao jornal O Globo, lamentando a falta de novos intérpretes masculinos em comparação com a horda de novas (boas) cantoras que surgiram nesses últimos anos. E refletindo acerca dos intérpretes « puros » (que não são compositores), ele não vislumbrava –além dele mesmo- qualquer outro além de Emilio Santiago.
Uma declaração que atingiu brutalmente Marcos Sacramento –excelente intérprete de samba e de grandes autores tradicionais. Esse último se outorgou então um direito de resposta através do mesmo jornal.
Mesmo que Marcos não seja propriamente dito um cantor da nova geração (com quase 25 anos de carreira), ele bancou a aposta de montar um espetáculo com dois intérpretes da jovem guarda do samba carioca, que foram motivo de destaque na mídia em 2009, ao lançarem dois álbuns particularmente aplaudidos : Moyseis Marques, com o muito bom « Fases do coração », e Pedro Miranda, com « Pimenteira ». Sacramento havia –quanto a si mesmo- lançado « Na cabeça », um audacioso álbum no qual cercou-se de três violonistas para um repertório contemporâneo.
O resultado desse encontro –Sacramento, Marques e Miranda- se chama « Estamos aí », um espetáculo que surgiu no final de fevereiro desse ano no Teatro Rival, na Cinelândia (Rio), e que retornou em 28 e 29 de maio agora, no mesmo espaço.

Moyseis e Pedro Miranda (foto Daniel A.)

Os três artistas interagem conforme os títulos (geralmente sacados de seus últimos álbuns específicos) : a três, em duos, ou um de cada vez, cada qual sozinho em cena. E o show é simplesmente entusiasmante !
Numa versão masculina, esse espetáculo não passou sem me fazer lembrar de « Três meninas do Brasil », que havia reunido em cena, em 2008, Rita Ribeiro, Teresa Cristina e Jussara Silveira. Com menos glamour, bem entendido...
Mas os três meninos se concentram, eles, num repertório mais para carioca, mesmo que viajem por alguns momentos pela Bahia e Pernambuco, através de composições de Roque Ferreira e Gordurinha (1922-1969).

Marcos Sacramento, momento solo (foto Daniel A.)

O êxito desse tipo de projeto –que soma artistas com carreiras independentes- reside na osmose não forçada, e na cumplicidade espontânea, sem qualquer traço de pré arranjada. E « Estamos aí » é um jogo bem sustentado, com números particularmente bem estudados, alternando humor, camaradagem evidente, ritmo, alegria e momentos mais sérios.
As personalidades dos três cantores se complementam perfeitamente : Sacramento, muito seguro vocalmente e bastante teatral ; Moyseis Marques, jovial e igualmente bom cantor (além de ser o autor de uma parte do repertório apresentado) ; e Pedro Miranda, mais sedutor, humorístico, intérprete mediano, mas muito bom na divisão ritmica.
Afinal, esse show revelou-se um bom divertimento ; e Sacramento, Miranda e Marques merecem, sem sombra de dúvida, uma projeção mais ampla, para além da cena musical restrita ao Rio de Janeiro.

(Outros videos no texto francês)

2 commentaires:

Unknown a dit…

Olá Daniel

Você estava no show?
obrigado pela sua critica do show.
um abraço
Maria Braga

Anonyme a dit…

Moiseys Marques é um charme. Meu tipo. Vozeirão, fofinho ... rs.
Lady Jane.

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.