samedi 31 juillet 2010

29/07 : As viagens de Déa Trancoso no Teatro de Arena (RJ)

Déa Trancoso, Teatro de Arena (RJ), 29/07 (foto Daniel A.)
-texte français plus bas.
-texto português traduzidodo francês, com outras fotos.


Déa Trancoso é nativa do Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais), uma das regiões mais pobres do Brasil de que eu tenho notícia, sobretudo por sua célebre colônia de artistas populares femininas que criam, em torno da grande Dona Izabel Mendes da Cunha, as famosas bonecas de barro. O « sertão do sertão », como o classificou a cantora, nesse 29 de julho no Teatro de Arena, por ocasião da apresentação de seu álbum « Tum tum tum », lançado na verdade em 2006, mas inteligentemente relançado esse ano pelo selo Biscoito Fino.
Se eu não amo lá muito a expressão « música regional » -vaga demais para significar seja lá o que isso venha a ser-, é no entanto nessa categoria que o álbum havia sido indicado quatro vezes ao Prêmio Tim de Música, em 2007.
Um renascimento, então, desse trabalho que demandou 12 anos de pesquisas para reunir uma coleção de peças musicais, cuja maior parte está sob a égide do patrimônio folclórico tradicional de Minas Gerais, e para além... Déa Trancoso nos propõe um mosaico de temas e ritmos –lundú, acalanto, congo, côco, catimbós- que visitam os estados de Pernambuco, do Acre, do Pará, e do Rio Grande do Sul (além de algumas composições pessoais de Déa).

Participaçao especial de Mariana Baltar como bailarina (foto Daniel A.)

Rodeada de André Siqueira e de Tabajara Belo nos violões, e de Beth Leivas e Danuza Menezes nas diversas percussões, a cantora transportou a seu universo musical as 250 pessoas presentes no pequeno teatro escondido em pleno coração tumultuado do centro urbano do Rio de Janeiro, perto de algo que se assemelharia ao essencial e ao universal : talvez simplesmente à cultura popular brasileira. Participaram também do encantamento do repertório apresentado Vânia Lucas ao violoncelo, Mauricio Féres na viola caipira, Claudio Nucci –que interpreta de passagem seu Casa de Lua cheia- e Mariana Baltar ; essa última vindo a emprestar seu talento de bailarina em Jurema, composição de Déa.
Um excelente show que –não que eu seja mistico !- me lançou a um certo estado de paz ; e. por um momento, me fez sentir melhor e mais rico como ser humano...

9 commentaires:

Mariana Baltar a dit…

Olá, Daniel,

Que prazer saber que você esteve neste lindo show.
Assim como você, eu também me senti transportada para outro lugar...
Eu e Déa nos conhecemos pessoalmente no próprio dia do show, quando ela me cantarolou a música que eu iria dançar. E foram 2 dias mágicos para mim.
Que muitas pessoas possam ver o trabalho de Déa e que ambas possamos fazer muitas parcerias!
Bjs!

Daniel Achedjian a dit…

Oi Mariana, desejo a vocês muitas parcerias elegantes como essa!! Adorei mesmo!
bjs

André Siqueira a dit…

Daniel, obrigado pela presença no show e pelos comentários carinhosos!
Um grande abraço!
André Siqueira

Déa Trancoso a dit…

Daniel, que lindo as coisas que vc escreve sobre o Brasil... grata pelo olhar delicado e comprometido com as nossas coisas. para mim foram dois dias mágicos. me senti em casa, acolhida por um Brasil que eu amo, respeito e publico nas estradas do meu caminho... ter a mariana dançando foi uma alegria... beijo seu coração... déa.

Déa Trancoso a dit…

Daniel, mande outras fotos que vc fez para mim... essa que vc publicou no blog está linda!!! beijo novamente seu coração...
déa.

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado André e Déa..!
Déa, me mande o seu e-mail, através do meu se quiser receber fotos. Nao fiz tantas assim, mas te mando com o maior prazer,
bjs

daniel.achedjian@hotmail.com

Vania Lucas a dit…

Daniel,
De volta pra casa, fico feliz em poder compartilhar o sentimento que tivemos juntos nesse show, alimento mesmo para nossa alma humana. A Déa é uma artista essencial para o Brasil. Oxalá muitos brasileiros possam ter a oportunidade de conhecê-la.
bjs e obrigada
vania Lucas

Olguita a dit…

Olha, essa música é um mantra; é daquelas coisas telúricas que nos fazem viajar para algum lugar tão longe quanto para dentro de nós mesmos...

Parabéns a todo; emocionante...

Déa, vc. já ganhou aqui uma fã, e outors muitos virão!

Anonyme a dit…

Поздравления с днем рождения голосовые Отправь на мобильный своим друзьям и коллегам оригинальные поздравления с днем рождения, поздравления к юбилею, открытки - признания в любви или забавные приколы и розыгрыши.
[url=https://atkrytko.ru/card.php?card_id=92884] навруз пожелание [/url]

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.