vendredi 30 juillet 2010

Em julho, o Rio Scenarium deu lugar ao « forrozeiro » Chico Salles.

Chico Salles, Rio Scenarium, 21/07 (foto Daniel A.)

-texte français plus bas

-texto português traduzido do francês


O pouco tempo que passei em Bruxelas, entre minhas viagens ao Brasil nos meses de maio e julho desse ano, não me permitiram escrever muito sobre os diversos álbuns escutados recentemente.
Eu já havia mesmo planejado fazer um post dedicado aos excelentes discos de Chico Salles e Déa Trancoso, que divulgam uma música classificada como « regional », e que me seduziram particularmente (o de Déa Trancoso data de 2007, mas vem a ser reeditada pelo selo Biscoito Fino). Seus respectivos shows, por esses dias no Rio, me deram então a oportunidade de começar a cumprir minha promessa como previsto.

Todas as quartas-feiras do mês de julho, Chico Salles apresentou-se no espaço Rio Scenarium acompanhado de um convidado diferente a cada espetáculo. Foi a vez de Edu Krieger, quando eu lá estive no dia 21 de julho passado.

O Rio Scenarium: como um grande magazin de Antiguidades ecléticas

E para começar, algumas palavras sobre esse ambiente único, aberto desde 2001 nos limites do bairro da Lapa, e que todos os turistas de passagem pelo Rio –mesmo que somente por alguns poucos dias- deveriam visitar.
Situado à Rua do Lavradio (perpendicular à célebre Avenida Men de Sá, sede de outras « casas de show »), o Rio Scenarium é uma espécie de grande magazin de Antiguidades ecléticas (e foi mesmo), abrigando mais de 10.000 objetos diversos. Isso vai de carros antigos, peças de arte popular, móveis antigos e esculturas religiosas ; passando por utensílios de antigas profissões já extintas.
O espaço conhece um enorme sucesso que garante perto de 2000 pessoas a cada fim de semana, provocando um baita engarrafamento humano na rua. E dentro de uma determinação recente de se regrar esse tráfego à entrada (melhor dizendo, na verdade, de o complicar !), nos deparamos com filas intermináveis, que não existiam quando a questão era tratada mais à vontade.
Mas fora isso, esse local de três andares –que é também um restaurante com pista de dança ao lado do palco- é regularmente citado pela imprensa estrangeira como um dos clubes musicais dos mais originais do planeta.
A programação, baseada em músicas essencialmente brasileiras, varia com frequência conforme os dias da semana. E se vocês puderem escolher, vão entre a terça e a quinta, sobretudo se quiserem um pouco de espaço para arriscar uns passos de dança... Mas eis que me afasto agora do meu momento « guia de turismo ».

Chico Salles, cantor e compositor da Paraíba– e que reside por volta de 40 anos no Rio de Janeiro- sempre navegou entre as músicas de seu Nordeste de origem e as rodas de samba que ele frequenta desde os anos 80. Mas seu quinto álbum, « O Bicho pega », é de fato um disco enraizado no xote, no côco, no forró e no baião, em sua mais pura expressão. Esse belo álbum, ornado com uma dessas xilogravuras típicas do cordel, se distingue por sua excelente podução e seu repertório, onde os ritmos irresistíveis não ocultam as melodias bem superiores às outras produções desse estilo. Dessa forma, impõe-se rapidamente a faixa título, O Bicho pega (Bule Bule), Como alcançar uma estrela (Miltinho Edilberto), e ainda Masculina, composta em parceria com, justamente, Edu Krieger.
Como convidados do disco, encontramos também Fagner, Alfredo Del-Penho, e o violonista João Lyra, sendo que esse último na direção musical. Esses encontros conferem ao trabalho um resultado caprichado e definitivamente profissional –sem tirar a alma- que não possuíam seus trabalhos anteriores. E o proprio Chico se consolida como um cantor de voz firme, pronto a animar qualque arrasta pé.
Assim, o « O Bicho pega » somará uma das belas produções do gênero esse ano, e dará certamente uma visibilidade mais ampla a esse « forrozeiro » do Rio de Janeiro.

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Ótimo texto, gostei muito do seu blog, uma amiga que me passou, serei sua mais nova leitora...


Eu adoro MPB e gosto muito de Chico.
Ouço sempre a Rádio Nova Brasil, você conhece???



http://blog.orestesquercia.com.br/radio-nova-brasil-fm-sucesso-com-receita-bem-brasileira/


Beijão, Renata Andreozzi.

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado Renata, Radio nova é de SP, nao é? Vou dar uma olhada no endereço que me comunicou...
valeu
bj

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.