dimanche 19 septembre 2010

Escutando hoje : Silvia Machete.


-texte français plus bas
-texto português traduzido do francês

Mas pra começar, umas desculpas…
Os fiéis seguidores desse blog não se deixarão enganar... A edição de três blocos seguidos do programa Tropicália –que abriram a nova temporada sob as ondas da Rádio Judaica- resultaram numa certa falta de fôlego da minha parte quanto a escrever novos posts... paciência... Deixa eu aterrisar !
Eu devo confessar a vocês que um retorno ao meu País, depois de dois meses passados no Brasil (eu ainda moro em Bruxelas, é bom lembrar...!) não se processa sem alguns efeitos colaterais, que vão para algo além do fuso horário.
Retornar a um mundo totalmente alheio ao assunto que esse blog supostamente se propõe a abordar não motiva muito a minha musa inspiradora. Mudança de clima, mudança de cultura, de estilo de vida, de animação, mudança de ritmo...
E além disso tudo, uma imersão intensa na seleção dos novos álbuns como disciplina básica para a eleboração das transmissões... Horas e horas de audições atentas para poder distinguir o que terá sido produzido de melhor em 2010, uma vez já se aproximando o final do ano.
E quer queiramos ou não, se por um lado o progresso tecnológico permite que tudo se faça de maneira mais rápida e mais compacta –infelizmente, no que diz respeito ao som- por outro, ainda não inventaram uma forma de comprimir o tempo de audição : até onde se tem notícia, um álbum de 60 minutos ainda dura 1 hora...
Mas chega desse estado de ânimo, e voltemos aos álbuns, comentando o retorno extravagente de Silvia Machete !

Silvia Machete no Tom Jazz (SP), junho 2010 (foto Daniel A.)

Com uma técnica vocal superior à da média da de suas colegas de geração ; um senso de composição inteligente –ligeira e consistente ao mesmo tempo- ; e uma presença cênica que a distingue do mainstream desde sua estréia, fica difícil dizer que Silvia Machete é uma representante fiel da nova onda pop carioca. Ela a sobrevoa, mais do que tudo...
Eu havia escutado seu primeiro álbum, « Bomb of love » (2006), bem antes de tê-la assistido num show, envolvida em seus números mesclando circo e humor ; e, de cara, o aspecto puramente musical já tinha me interessado. Naturalmente, vê-la apresentando-se com seu arsenal de acessórios -entre o trapézio e o bambolê- foi um divertimento garantido. Porém, repetir a dose deu ao espetáculo um sabor requentado.
Agora, a partir do concerto que eu assisti em junho último no Tom Jazz de São Paulo, Silvia passou a priorizar as composições, relegando os números cênicos a um segundo plano.

Com « Extravaganza », ela confirma seu talento e o consolida. Sem afirmar categoricamente que o álbum é melhor (ou menos bom !) do que « Bomb of love », ele parece no mínimo mais maduro e consistente do que o anterior, dentro de uma espécie de conceito pós tropicalista, como revelam claramente seu título e exuberante capa do disco. Esse último, no entanto, perdeu um pouco da ingenuidade e da espontaneidade de seu predecessor, e assim as bolhas do champagne evaporaram-se um pouco. Porém, mais do que nunca, Silvia Machete se distingue por um virtuosismo vocal natural, que talvez não encontre hoje algo equivalente dentro da cena pop brasileira, a não ser que na pessoa da jovem Tulipa Ruiz. E « Extravaganza » propõe um repertório sem falhas, dividido entre as próprias composições de Silvia (Vou na rua, Meu carnaval) e os muito bons Noite torta (Itamar Assumpção), Sábado e domingo (Domenico Lancellotti/ Alberto Continento), e ainda Manjar de reis (Jorge Mautner/ Nelson Jacobina).
Revigorante, e sobretudo imcomparável... Mais uma vez !

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.