samedi 25 septembre 2010

Sobrevoando 2010 : janeiro.

Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz: detonador e grandioso.

-texte français plus bas.

-texto português traduzido do francês.


No final de novembro de 2009, eu me lancei num empreendimento perigoso, que consistia em sobrevoar de maneira bastante aplicada, mês a mês, os álbuns que haviam marcado o ano. Isso a partir do meu humilde ponto de vista. Uma iniciativa audaciosa (porém uma maratona exaustiva, já no final do ano) que me ocupou precisamente até o dia 31 de dezembro, data na qual eu liberei a cópia da lista dos meus favoritos.
Com um pouco mais de sagacidade (para não dizer preguiça), é de forma mais ligeira e com bem mais tempo que eu me relanço nesse joguinho que tem o mesmo objetivo : compartilhar com vocês as ondas que me fizeram vibrar em 2010.

O problema que se colocou –coisas da distância !- reside no fato de que os álbuns lançados em dezembro de 2009 chegaram às minhas mãos somente no início de 2010, deturpando um pouco a famosa lista em questão. No entanto, dentre essas produções, apenas o segundo álbum de Mallu Magalhães iria sem dúvida ter seu lugar entre os meus favoritos.
Sobre outros, ainda merecedores de serem citados, eu consideraria aqueles de Lulu Santos (« Singular »), Nicolas Krassik (« Odilê odila »), Sergio Santos (« Litoral e interior »), e o do percussionista Siri (« Ultrasom »).

Janeiro : os primeiros meses do ano são sempre relativamente calmos quanto a novos lançamentos. Contudo, « Só danço samba », de Emílio Santiago, e « Sambolero », de João Donato Trio, já figuram como excelente referência no que diz respeito aos artistas consagrados da MPB clássica. O mesmo vale para o álbum e o dvd de Dona Ivone Lara, « Canto de rainha », onde a grande figura feminina do samba convida ao palco Caetano Veloso, Gilberto Gil, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e seu velho cúmplice : Délcio Carvalho.
Um outro álbum muito bonito desse mês marca o início das atividades da jovem cantora, compositora e guitarrista Antonia Adnet, com a graciosíssima « Discreta ». A faixa título que ela compõe com João Cavalcanti (Casuarina) é cantada junto com Roberta Sá, na qual Antonia é a violonista presente em cena.

Da onda alternativa de São Paulo surgiu Karina Buhr (vinda da cena Mangue de Recife) e o surpreendente « Eu menti pra você ». Indiscutivelmente, o álbum mais audacioso dentre aqueles de suas congêneres femininas. E, com uma sonoridade bastante semelhante, embora muito mais acessível, a dupla Letuce lança « Plano de fuga pra cima dos outros e de mim » ; um bom álbum de pop açucarado e nada pretencioso.
Mas é entre os álbuns instrumentais que se encontram belas surpresas como « Baião de domingo », do violonista Alexandre Gismonti (filho de Egberto), bem como o espantoso disco de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (foto do post), conjunto orquestral de Salvador da Bahia que alia jazz a ritmos afrobrasileiros baseados nos metais e nas percussões. Detonador e grandioso !

Outros álbuns escutados nesse mesmo mês de janeiro : « Show », de Ná Ozzetti ; e ainda « 4 Cabeça », quarteto que reúne Maurício Baia, Gabriel Moura, Rogê e Luis Carlinhos.

A seguir...

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.