jeudi 25 novembre 2010

Pocket show de Zeca Baleiro no Rio Scenarium.

Zeca Baleiro, Rio Scenarium, 22/11 (foto Daniel A.)
-texte français plus bas

Cheio de boa vontade, eu havia decidido tomar uma dose dupla, nessa terça 23 de novembro, para compensar o tempo perdido. No programa : chegar ao Rio Scenarium às 20 :00 h, para assistir ao pocket show de Zeca Baleiro organizado pela rádio JB FM, para logo em seguida emendar com Domenico Lancellotti (músico de Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Orchetra Imperial, Fino Coletivo, +2…) que se apresentava no Solar de Botafogo às 22 :00 h, acompanhado de Pedro Sá, Davi Morais, Alberto Continento, e Claudio Andrade, com o intuito de mostrar em primeira mão as composições de seu álbum a ser lançado em 2011 : « Cine Privé ».
Muito bem ; mas então vejam só... O show de Baleiro começou atrasado (o que era previsto), mas o de Domenico começou na hora certinha (o que não era tão previsto assim !). Resultado : uma vez chegando a Botafogo, o show de Domenico havia começado já fazia um bom tempo, chegando ao fim…

Seguindo uma fórmula idêntica à do projeto Palco MPB (da rádio MPB Fm), a apresentação de Zeca alternava entrevistas com blocos de três a quatro canções. O espetáculo foi em torno dos dois álbuns do maranhense, lançados esse ano -« Trilhas » e « Concerto »- bem como da coletânea literária « Bala de agulha », sendo tudo isso lançado num pacote para os 13 anos de carreira do artista, intitulado « Você vai ter que me engolir » ; expressão essa inspirada numa célebre frase de Mário Zagallo.
Acompanhado do excelente –e fiel- guitarrista Tuco Marcondes, Zeca mostrou algumas composições de seus últimos trabalhos, e fez a alegria do público ao retomar Bola dividida, Telegrama, Babylon, ou ainda Vai de Madureira. Esse simpático pocket show foi infelizmente completamente prejudicado por um som ambiente execrável, digno de alto falantes de um mercado popular do Nordeste (nada contra os mercados populares do Nordeste !).
Nós teremos, no entanto, a oportunidade de rever o artista em outras condições, na próxima terça feira (30/11), no Largo da Carioca, ainda como parte da grade de eventos multidisciplinares promovidos pelo projeto do Ministério da Cultura denominado « Brasilidade »…

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.