samedi 11 décembre 2010

09/12 : Dori Caymmi, Sesc Belenzinho de São Paulo.

Dori Caymmi, Sesc Belenzinho, 09/12 (foto Daniel A.)
-texte français plus bas

Se o Alphonse de Lamartine (poeta francês, 1790-1869) já nos havia evocado o sentimento de desterro que assola nossa vida quando um único ser vem a nos faltar, à sua época ele nem poderia imaginar a devastação que poderia sobrevir a um homen desprovido de celular e –no meu caso- vários dias sem laptop...
Por questões técnicas, eu fui privado de uma parte da minha vida, o que me deixou a impressão de ter estado me movendo sem meu cérebro ; ou melhor : sem memória, para utilizar o termo tecnológico em informática mais adequado. Daí a falta de posts editados aqui no blog...

E assim, passaram-se então vários dias na capital paulista até que eu pudesse assistir a um show. Foram quase dez dias no tumulto da megalópole, até que, finalmente, no meio do tráfego ininterrupto e dos ruídos urbanos, me surgisse o oásis de sons cristalinos do « mundo de dentro » de Dori Caymmi, que se apresentou no novo e magnífico complexo do Sesc Belenzinho, inaugurado no início desse mês de dezembro. O « mundo de dentro » (título de seu último álbum) de um homem aparentemente introvertido, mas que porém, entre cada composição, dava provas de um delicioso humor meio frio, ou mais propriamente cínico, em relação a diveros assuntos musicais ou sobre atualidades diversas.

Renato Braz e Dori Caymmi, Sesc Belenzinho, 09/12 (photo Daniel A.)

Para compor uma bela complementariedade à sua voz cavernosa e profunda, Dory convidou o paulista Renato Braz, amigo seu de longa data e excelente intérprete, bem à vontade no seu registro agudo.
Revisitando seu magnífico « Mundo de dentro » –um dos melhores discos do ano, no que me concerne- Dory nos presenteia com uma lição de maestria harmônica, que nos faz relembrar o fato de que estamos na presença de um dos melodistas mais brilhantes da música popular brasileira, em todo e qualquer estilo.
Dividindo quase todo o show com Renato Braz, Caymmi abriu o mesmo, no entanto, sozinho, com um título inédito, em homenagem ao Rio de Janeiro, sua cidade do coração... bastante conturbada, nessas últimas semanas.
Se uma boa parte das composições conta com a assinatura de Paulo César Pinheiro (« eu vou em breve festejar 41 anos de parceria com ele ; e ele, 41 anos com todo mundo », ironizava Dori, evocando a enorme produção do poeta), o mesmo também se aplica à prática de resgatar os títulos-chave de sua carreira. Dentre esses, O Cantador, música que o fez visível aos ohos do mundo, composta para Elis Regina em função do famoso Festival da Canção de 1967, escrita em parceria com Nelson Motta, sobre quem ele também ironiza... « depois o Nelson Motta me trocou pelo Lulu Santos ».

Renato Braz, Sesc Belenzinho, 09/12 (foto Daniel A.)

No final, o repertório tornou-se bem diferente daquele que Dori havia apresentado em abril último no Teatro Tom Jobim do Rio de Janeiro, dando espaço para Renato Braz em alguns títulos, solando com seu violão, o que causou especial frisson com uma soberba interpretação de Onde está você (Oscar Castro Neves/ Luvercy Fiorini), em homenagem à cantora Alaíde Costa, que completou no dia 8 desse mês seus 75 anos...
Vocês com certeza perceberam que a noite desse 9 de dezembro de 2010, no novo Sesc Belenzinho de São Paulo, foi de um altíssimo gabarito musical !

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.