jeudi 2 décembre 2010

Passando pelo Largo da Carioca… Zeca Baleiro.

Zeca Baleiro e Tuco Marcondes, Largo da Carioca, 30/11 (foto Daniel A.)

-texte français plus bas

Creio que estou envelhecendo seriamente... Dentre as poucas qualidades que costumo atribuir a mim mesmo, eu sempre me gabo por ser super organizado, super prevenido, super pontual (em resumo : super chato !) ; mas dessa vez, eu falhei no meu trabalho...

Tendo gasto toda a bateria da minha Lumix (a Rolleyflex de nossos dias !), a fim de metralhar Zeca Baleiro e seu grupo, que se apresentavam no Largo da carioca, no centro da cidade, eu me deparei com a impossibilidade de captar as imagens dos excelentes concertos de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz e de Egberto Gismonti, nos Arcos da Lapa, mais tarde da noite dessa terça feira, 30 de novembro.
Sendo essas apresentações ainda parte da grade do evento multidisciplinar « Brasilidade ».
…E eu me dou conta, de repente, de que, sem meu equipamento eu me sinto completamente desarmado, incapaz mesmo de apreciar um show simplesmente pelo que ele é naquele momento... Preciso comentar isso urgentemente com meu analista...
Bom, para compensar, eu colei dois vídeos, no texto francês mais pra baixo, para me desculpar pela falha...

Largo da Carioca, fim de tarde, 35°...(foto Daniel A.)

Com relação a Baleiro, o nativo do Maranhão não estava lá para promover seus dois mais recentes álbuns : « Trilhas » e « Concertos » ; mas sim para nos fazer balaçar com um « Best Of » perfeito, cheio de energia, na ambientação agradável de um belo final de tarde ensolarado...
E para testar minha modesta massa cinzenta (como diria meu ilustre compatriota Hercule Poirot), eis então –sem ter anotado !- a playlist desordenada que Zeca nos apresentou em apenas 75 minutos de show : Mamãe Oxum, Salão de beleza, Samba do approach, Proibida pra mim, Babylon, Quase nada, Telegrama, Alma nova, Meu amor minha flor minha menina, Vai de Madureira, Você é má, Alma não tem cor, Você nao liga pra mim,Toca Raul, Bola dividada… Em suma : um repertório sem pausas, para animar e aquecer ainda mais a assistência, àquela altura já em ebulição sob um calor de 35°C...
« Show de bola », como se diz por aqui...

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.