mardi 18 janvier 2011

15/01 : Ney Matogrosso no Vivo Rio.

Ney Matogrosso, Vivo Rio, 15/01 (foto Daniel A.)
-texte français plus bas

Em entrevistas pré-shows, no âmbito da imprensa carioca, Ney Matogrosso já anunciou seu próximo álbum para o ano a seguir, centrado nos artistas classificados como « malditos » (Jards Macalé, Itamar Asumpção…). Ei-lo então ainda mergulhado por um tempo em sua tournée « Beijo Bandido », em seguida ao lançamento do dvd sob o mesmo título.
O infatigável camaleão já nos havia aplicado esse « golpe » anteriormente... Mal tendo terminado a tournée do extravagante e bastante rock « Inclassificáveis », ele iniciou paralelamente, começando em 2009, alguns espetáculos intimistas que vieram a se transformar no repertório do álbum « Beijo Bandido », lançado no mesmo ano...
Quase dois anos mais tarde, o repertório, que poderíamos classificar como « recital », não passou por mais do que pequenas modificações... Apenas alguns retoques (como a releitura de Fala, de seu grupo original Secos e Molhados -1973) e um cenario mais refinado, sóbrio ; isso incrementado por algumas projeções em vídeo que colocam em cena o próprio artista.
Ney retomou então sua tournée através do Vivo Rio, por três noites, de 13 a 15 de janeiro, antes de viajar pelo país.
Mesmo que nas mesmas entrevistas o artista tenha dito se sentir em casa no Rio de Janeiro… Ele não chegou a pegar todos os (maus ?) hábitos da cidade... Com ele, horário é horário ; assim sendo, o show previsto para as 22 horas começará na hora exata impressa no ingresso... Uma novidade para um espetáculo noturno... Ao menos para mim... E tanto pior para os retardatários e aqueles que haviam pedido suas cervejas às 21:55h…

Ney Matogrosso, Vivo Rio, 15/01 (foto Daniel A.)

Mas o profissionalismo de Ney vai para muito além de sua pontualidade, e depois de no entanto eu já ter assistido a inúmeros shows do artista, ainda continuo impressionado pelo envolvimento do cantor em cada nota emitida... Nenhuma delas fica descansando, e ele as interpreta sempre como se aquele se tratasse do último concerto de sua vida.
Com quase 70 anos, Ney Matogrosso canta melhor do que nunca ; ele sabe disso, e nos promete ainda muitas emoções discográficas e cênicas no porvir. E o mais excitante em se tratando dele, é justamente o fato de jamais sabermos realmente para onde ele nos levará da próxima vez...

Notas : em cena, Ney é acompanhado dos excelentes Leandro Braga (piano), Lui Coimbra (cello e violão), Alexandre Casado (violino e bandolim), e Felipe Roseno (percussão).
E do repertório inicial do álbum, que conta, dentre outras, com composições de Bororó, Vitor Ramil, Luiz Bonfá, Edu Lobo e Chico Buarque, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Herbert Vianna e Paula Toller, Herminio de Carvalho e Jacob do Bandolim, Vinicius de Moraes, Geraldo Azevedo, Cazuza… O show « Beijo bandido » acrescenta ao repertório mencionado acima : Incinero (Zé Paulo Becker/ Mauro Aguiar), Poema dos olhos da amada (Vinicius de Moraes/ Paulo Soledade), Tema de amor de Gabriela (Tom Jobim), e Fala (João Ricardo/ Lulhi).

1 commentaire:

Anonyme a dit…

òtima resenha. valeu Tuka

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.