vendredi 21 janvier 2011

20/01, « Verão Oi FM », continuação: Autoramas.

Autoramas, Arpoador, 20/01 (foto Daniel A.)
-texte français plus bas
-tradução do texto francês com outras fotos

Uma vez que uma boa parte dos artistas das novas cenas de São Paulo e do Rio inspiram-se, cada um à sua maneira, na « Jovem Guarda » (Arnaldo Antunes, Andrea Dias, Marcelo Jeneci…) e em todos que constituíram o mundo musical dos anos 60 ; não há razão para que o trio carioca Autoramas não volte ainda um pouco mais atrás no tempo para fazer contato com a estética de « American Graffiti » (do filme de George Lucas, 1973 ) : a estética dos topetes "chuca-chuca" para os rapazes, dos óculos escuros, e dos rabos de cavalo complementando o visual dos vestidos bicolores e acinturados das meninas.
Mas a realidade musical do Autoramas pertece menos ao universo « rockabilly » do que a uma inteligente mistura de pop « garage band », de surf rock, e de punk americano. Nós aqui ficanos mais próximos do B’52, dos Ramones e dos Fleshtones, do que dos Stray Cats e do The Cramps.

Flávia Couri (baixo e backing vocal), Arpoador, 20/01 (foto Daniel A.)

O vigoroso e alegre trio se apresentou nesse último dia 20 de janeiro, às 19h, ainda dentro da grade de shows « Verão Oi Fm », no « Parque Garota de Ipanema », no Arpoador (vide o post sobre Zélia Duncan e Marcelo Jeneci). Um show sob um calor tórrido, que banhou os cariocas nesse dia de feriado em honra a São Sebastião, patrono da cidade do Rio de Janeiro.
Foi então entre a praia e o parque, a uma distância de não mais do que alguns passos, com a temperatura ainda calcinante, que o líder Gabriel Thomaz (voz e guitarra), Bacalhão (bateria), e a sexy Flávia Couri (baixo e backing vocal) introduziram seu repertório, bem próximo do « Mtv Apresenta Autoramas Desplugado »: cd e dvd lançados em 2009.
O grupo está longe de ser inexperiente (mesmo que Flávia tenha se juntado ao conjunto em 2008), uma vez que seu primeiro álbum, « Stress, depressão + síndrome de pânico » data de 1998. A este seguiram-se 3 outros álbuns, além de numerosas tournées pela América do Sul e pelos quatro cantos da Europa.
E se todos deixaram o Parque encharcados de suor, a música e o bom humor do grupo agiram como os elementos refrescantes do dia... No entanto, uma boa parte do público não se privou de dar um último mergulho naquele mar ali tão próximo... Afinal de contas, a noite estava só começando....

Vídeos no texto francês

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.