dimanche 23 janvier 2011

22/01 : Renato Godá, Oi Futuro Ipanema.

Renato Godá, Oi futuro Ipanema, 22/01 (foto Daniel A.)
-texte français plus bas
-texto português traduzido do francês, com outras fotos e videos

Meus amigos cariocas se perguntam o que é que eu venho fazer no Rio... Eu não vou à praia com este calor, e também não vou assistir aos ensaios das escolas de samba que se multiplicam pela cidade (o que me faz lembrar da sublime Ligia, de Jobim : « Não gosto de samba… nem gosto de sol »)
No lugar disso, os últimos posts apresentaram artistas ligados muito mais à nova cena pop ou rock alternativa, seja ela do Rio, de São Paulo, ou de Recife ... E de onde quer que seja ; por quê não... ?
É sem dúvida pelas razões citadas acima que não havia uma multidão, nesse 22 de janeiro último, para assistir ao show do paulistano Renato Godá, na bela pequena sala da Oi Futuro Ipanema, que apresenta durante esse mês de janeiro, uma série de shows intitulada Viva voz, consagrada a alguns novos nomes da MPB.

Aqueles que escutam a transmissão do Programa Tropicalia -ou que acompanham regularmente este blog- conhecem esse personagem singular que é Godá, que nos faz mergulhar no mundo soturno dos finais de noite, nos bairros quentes povoados por moças de modos vulgares e por marinheiros encharcados pelo álcool.
Renato canta também os amores desabusados das pessoas carentes...

Godá já nos havia pintado esse universo decadente, porém envolto por uma música esfumaçada, com acentos jazz, folk e gypsy, dominada por sua voz rouca acompanhada pelo banjo e pelo acordeon ; o que evoca algo de Leonard Cohen, Tom Waits e de Serge Gainsbourg. Eu acrescentaria ainda a figura do italiano Paolo Conte.
En 2010, o artista lançou « Canções para embalar marujos », um bom àlbum de 13 títulos, produzido por Plinio Profeta, gravado em dois dias em estúdio a fim de captar um som improvisado e mais vivo.
Mesmo que « Canções… » abuse um pouco da fórmula caricatural dos mesmos ritmos e dos mesmos assuntos abordados, nem por isso ele se torna menos irresistível... Mas como a gente me tinha avisado, toda a dimensão da música de Godá mostra seu maior valor em cena.
O simpático artista interpreta a fundo seu personagem de vagabundo sedutor, depravado ; armado de um sólido senso de humor.

Renato Godá, Oi futuro Ipanema, 22/01 (foto Daniel A.)

Renato mostra uma grande parte de seu segundo álbum, mais dois ou três títulos do primeiro, aos quais ele adiciona o oportuno Negro gato (Getúlio Cortes) e Jorge Maravilha (Leonel Paiva / Chico Buarque), cercado por excelentes músicos, particularmente brilhantes quando eles se lançam nos coros que que fazem lembrar os marujos bêbados que povoam os bares das beiras dos cais...

(Ps : para sair um pouco do superexplorado «Ne me quittes pas », com arranjos de todos os tipos já realizados por brasileiros, eu sugeriria a Godá que desse uma olhada em « Amsterdam », ainda do genial chansonnier belga Jacques Brel, que retrata exatamente esse mesmo universo... Eu tenho certeza de que ele será capaz de fazer algo a partir disso (David Bowie o fez muito bem, à sua maneira...)

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.