jeudi 27 janvier 2011

25/01 : Rodrigo Santos, « Best Of Brock»…

Rodrigo Santos e Fernando Magalhães, 25/01, Arpoador (foto Daniel A.)

-texte français plus bas

Se ele não fosse implicado de maneira direta como ator desse movimento musical, Rodrigo Santos –acompanhado na ocasião por Fernando Magalhães (guitarra « muito elétrica ») e de Kadu Menezes (bateria) – seria o líder de um dos melhores grupos de covers de Brock. Ainda que esse termo limite-se aos anos 80, como expressão reduzida de « Brazilian Rock ».
Nessa última terça 25 de janeiro, no « Parque Garota de Ipanema », ele simplesmente nos presenteou com um « Best Of » de pop-rock brasileiro, incluindo naturalmente os clássicos do Barão Vermelho, do qual ele se tornou baixista a partir de 1992 ; Cazuza, Lobão (de quem ele foi músico no final dos anos 80), Kid Abelha (que ele acompanhou no mega sucesso que veio a ser o dvd Mtv acústico en 2002), Paralamas do Sucessso, Secos & Molhados, Hyldon, Lulu Santos, Skank, ... e ainda outros, com os quais ele colaborou.
O fato é que, durante o show, bem como no dvd a ser lançado em 2011, Rodrigo decidiu relatar seu percurso musical, seus numerosos encontros, e também falar sobre suas influências inglesas e americanas, como atesta seu terceiro álbum : « Waiting on a friend » (2010).
A partir de 2007, o baixista –aproveitando os afastamentos repetidos do Barão –decidiu iniciar uma carreira solo, e assim já contabiliza três discos em seus ativos... Um ritmo particularmente firme nessa fase do declínio do suporte físico « cd ».

A título de anedota eu busquei no fundo da memória do meu computador algumas fotos tiradas por mim em setembro de 2008, durante um pocket show de Rodrigo, no finado espaço da livraria « Letras & Expressões » de Ipanema, para o qual ele havia convidado um Paulinho Moska muito rock, além de Pepeu Gomes, o « guitar hero » n°1 do Brasil... E meus tímpanos se lembram do « combate » de solos épicos- e de alta voltagem- lançados sobre a mesma cena, com Pepeu e Fernando Magalhães…(Fim da anedota !)

...convidando Lucio Maia para "Waiting on a friend" (foto Daniel A.)

Rodrigo Santos não é o protótipo do baixista taciturno à la Bill Wyman. Ele seria mesmo sobretudo um animador de grandes platéias muito eficiente ; mais impressionante vocalmente no palco, onde ele trascende a si mesmo, do que nos álbuns em si. Em resumo, junte a essa habilidades de Rodrigo a guitarra contundente de Magalhães e a bateria vigorosamente martelante de Menezes, e não seria necessário muito mais do que esses três músicos experientes para se viver um momento de puro rock (quase exclusivamente) brasileiro.

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.