jeudi 10 mars 2011

Beija Flor e Roberto Carlos : emoções que viveram.

Um Rei em frente do Cristo (foto Marcos de Paula)

-texte français plus bas
-texto traduzido do francês (destinado à um público aprendiz)


Então, enfim... Terminou... « Acabou nosso carnaval », como assim cantava Carlos Lyra na canção Marcha da quarta-feira de cinzas.
O veredito é dado : com sua homenagem a Roberto Carlos, a Beija-Flor, escola de Nilópolis, foi anunciada a vitoriosa da edição 2011 dos desfiles das Escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro; ao mesmo tempo quebrando seu recorde de vitórias –sete no total- desde 1984.

A escolha do tema de grandes artistas da Música Popular Brasileira é habitual entre as escolas, prestando tanto homenagens póstumas (como a Nelson Cavaquinho, honrado esse ano pela Mangueira) quanto as homenagens prestadas a artistas bem vivos !
Nesse caso, eles participam de maneira espontânea do festa, aparecendo geralmente dentro de um carro que fecha o desfile. Tarata-se de um reconhecimento sem igual, que os faz viver um dos momentos dos mais emocionantes de suas carreiras.
Lembremo-nos da participação de Tom Jobim em 1992 pela Mangueira, e dos baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, pela mesma escola, em 1994.
Sem esquecer Chico Buarque, que em 1998 levou a Mangueira ao título de campeã.
Roberto Carlos passa a fazer parte então dos nomes de artistas ligados à música que conseguiram compartilhar uma vitória no Grupo Especial com Chico Buarque, bem como também com Braguinha e Dorival Caymmi.

Chico Buarque desfilando pela Mangueira em 1998.

Na realidade, se a competição se realiza de fato entre as escolas na Avenida, ela reina também em todos os níveis no seio delas mesmas, bem antes do dia do desfile.
Existe a competição para impor a escolha do tema, bem como aquela para eleger o samba-enredo que conduzirá o desfile.
Roberto Carlos, uma vez como tema, já havia sido proposto aos dirigentes em 2010, quando o « rei » tinha completado seus cinquenta anos de carreira. Mas ele foi naquele ano preterido pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer.
Roberto não perdeu nada por ter esperado um ano para viver aquele que ele considera como um dos grandes momentos de emoção de sua vida : « Eu já vivi grandes emoções na minha vida, mas aquela é tal que eu não encontro qualquer palavra para definir o que isso significa para mim », declarou ele, uma vez anunciado o resultado.
Com o samba « A Simplicidade de um Rei », a Beija Flor então desfilou sob as cores mais queridas de Roberto, o azul e o branco, para conquistar seu sétimo título.
No coração da mesma escola, encontramos um bom número de celebridades, como a apresentadora Hebe Camargo, a atriz Claudia Raia, o humorista Tom Cavalcante, o duo sertanejo Chitãozinho e Xororó, Wanderleia, Miéla, Fafá de Belém ; e, naturalmente, o velho amigo e parceiro de Roberto, Erasmo Carlos… Um Erasmo que, por seu lado, havia apresentado um samba para esse desfile (composto com Paulo Sergio Valle e Eduardo Lage), mas que foi precocemente eliminado pelo júri da Beija Flor, provocando um momento de certa tensão. Apesar da intervenção de Roberto Carlos, a decisão de rejeitar a canção mostrou-se inapelável.

Caetano e a Paraíso do Tuiuti, na madrugada de Quarta feira (foto divulg.)

Enfim, lembremos aos gringos neófitos e curiosos que, como no futebol, existem várias divisões de escolas de samba (e consequentemente vários desfiles). A mais prestigiada vem a ser o Grupo Especial, equivalente à primeira divisão.
Logo atrás, encontramos o Grupo de Acesso A (segunda divisão) e Grupo de Acesso B (terceira divisão), através das quais o campeão de cada uma pode ascender ao escalão superior.
Dessa forma, a escola Paraíso do Tuiuti, de São Cristovão, viu-se alçada ao Acesso A, graças à vitória obtida a partir da ajuda de Caetano Veloso, tema de seu samba-enredo : « O Mais doce bárbaro – Caetano Veloso ».
O baiano dedicou-se com entuiasmo a desfilar às primeiras horas da manhã dessa quarta-feira, 9 de março, num Sambódromo quase vazio, mas com o mesmo sorriso que ele ostentava em 1994, quando então ele desfilava pela prestigiadíssima Mangueira, do Grupo Especial. Prova de que, sendo preciso lá estar, o grande artista é também um bom ser humano, e sobretudo um homem festeiro... Salve Caetano… e, naturalmente, Salve Roberto Carlos e Beija Flor !

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.