jeudi 3 mars 2011

Edgard Scandurra, fã de Serge Gainsbourg.

O "guitar hero" canhotto, Edgard Scandurra (foto Daniel A.)

-texte français plus bas


Enquanto que os « extras » contidos nos dvd’s musicais vinham se mostrando frequentemente mornos e padronizados (making ofs, entrevistas), por outro lado, parece que cada vez mais essa tendência vem se invertendo a ponto de tornar-se uma pauta mais interesssante do que o show em si.

É o caso de « Na cozinha com Scandurra », o bônus apresentado no dvd « Edgard Scandurra ao vivo », que nos mostra um dos mais importantes « guitar heros » da cena brasileira na cozinha de seu restaurante, « Le petit trou », preparando lagostins ao molho de manteiga para seus músicos, convidados daquela noite.
Sobre a preparação desse prato, que Edgard Scandurra nos explica meticulosamente tal qual num programa de culinária, alguns flashes pontuam a biografia do virtuose, que de 1977 até precisamente hoje, sempre manteve um papel importante na cena pop/ rock de São Paulo.
Mas o « porquê » desse post, reside mais sobre a curiosidade acerca do nome do restaurante, que homenageia Serge Gainsbourg (1928-1991), o super cult compositor e poeta francês, quando se relembra nesse 2 de março, na França, através de inúmeros programas especiais, os 20 anos de seu falecimento.

O restaurante « Le petit trou » (cujo nome foi inspirado pela canção Le Poinçonneur des Lilas - O bilheteiro da Estação de Lilas ) é decorado com numerosas fotos de Serge e de Jane Birkin, sua principal musa e companheira. Encontramos ali também trechos de letras de músicas escritas sobre quadros negros, como alguns versos de Aux armes etcaetera – Às Armas etc. – em frente ao qual Scandurra faz uma boa parte de seus depoimentos.

Serge Gainsbourg eJane Birkin, anos 70 (foto divulg.)

Mas o guitarrista não é um único fã perdido do artista no Brasil. Um grande número de jovens talentos da nova cena de São Paulo (a quem já chamam, conforme eu li, de « novos paulistas ») reclamam para si o uso do esteticismo musical de Gainsbourg.
De fato, muitos novas cantoras possuem esse pequeno traço de voz, como os « não-cantoras » pelos quais o compositor francês français era afeiçoado e para os quais ele veio a escrever : Jane Birkin, Françoise Hardy, Isabelle Adjani, Catherine Deneuve, Brigitte Bardot, e ainda para sua própria filha, com Jane Birkin : Charlotte.
A título de comparação, a paulistana Tié seria bastante representativa desse arquétipo « gainsbouriano ».
De seu lado, Renato Godá faz uso à vontade da imagem decadente do personagem Gainsbarre ; personagem provocador e depravado, criado –num espírito Doutor Jeckill-Mister Hide- pelo próprio Gainsbourg.
Uma influência e um reconhecimento bastante novos então, nascidos com o aparecimento dessa vova onda brasileira que não hesita em utilizar a língua francesa em suas canções (talvez até mesmo de maneira abusiva).
Inúmeros laços estão sendo criados entre a jovem cena paulista (porém também carioca) e a francesa. Basta visitar as páginas desses artistas no Facebook e no Myspace para que a gente possa se convencer disso.
Lembremo-nos nós mesmos também que, no início dos anos sessenta, Gainsbourg foi um dos primeiros chansonniers franceses a compor sobre ritmos latinos dançantes como a salsa, a rumba, o chachacha, e o merengue : ritmos particularmente apreciados por artistas como Nina Becker, Silvia Machete, Cibelle e Tulipa... Porém já colocado em evidência pelo trio « +2 » e Los Hermanos, no começo dos anos 2000.

De qualquer forma, para voltarmos aos talentos culinários de Edgar (que não está geralmente atrás do forno & fogão !), « Le petit trou » será certamente uma curiosodade a ser conferida numa próxima ida a São Paulo. E nesse caso, vai ser excepcionalmente feita para vocês uma crônica culinária aqui nesse blog...


Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.