mardi 15 avril 2008

Carta ao Rio 2008 / 2. Edu Krieger

Edu Kriger, Estrela da Lapa, 20/03/2008 (foto: Daniel A.)


No dia seguinte ao do show do Lui Coimbra, foi a vez de um outro carioca enfeitiçado pela musica nordestina, como pude conferir na atmosfera carioquíssima da Lapa.

Nos últimos meses, muitos espaços dedicados à música foram inaugurados, enquanto outros fecharam - mas nem tantos. Mas a «Estrela da Lapa», foi sempre uma casa de bom gosto, onde costumo ir com o maior prazer.

O Edu Krieger não era um desconhecido meu. Já o conhecia, como baixista e compositor da banda de forró « Paratodos », que acompanhava Alceu Valença, Geraldo Azevedo ou Elba Ramalho.

Edu, filho do famoso ‘maestro’ e compositor Edino Krieger, acompanhou também outras estrelas do Nordeste, como Belchior e Zé Ramalho.

Impressionante como esse jovem compositor-cantor-músico, de 33 anos, sentiu-se atraído pela geração dos anos 70, que projetou a música nordestina misturada com o folk / rock estrangeiros. Enfim, o que eu quero dizer é que soa estranho para um europeu...

Edu Krieger lançou seu primeiro disco solo em 2006, através de um selo independente, mas esse mesmo disco foi relançado pela Biscoito Fino no ano seguinte. Posso dizer, sem exagero, que esse álbum, na minha opinião, foi um dos melhores de 2007.

É claro que a boa idéia da Maria Rita de regravar duas composições do Edu, «Novo amor» e «Maria do Socorro» no seu «Samba Meu», ajudou a firmar o nome do jovem e talentoso compositor. Especialmente porque o CD da Maria Rita, tanto quanto o «Sim» da Vanessa da Mata, obtiveram alguns dos melhores índices de vendas nesses últimos meses, em termos de MPB pura.

O disco «Edu Krieger» nao tem sequer um momento fraco, e conta com as participações da Nilze Carvalho com seu bandolim (outro CD destaque do ano passado!), o fiel violonista «biscoitinho» Nicolas Krassik, e o Geraldo Azevedo - o único com quem Edu abriu mao de partilhar uma composiçao, « Temporais », nesse caso, com tambem o canto dos dois.

O show no Estrela da Lapa, fora o roteiro do disco, pode ser classificado como uma homenagem aos seus ídolos já citados, mas também relembrou sucessos da geração dos anos 90, como Chico Science.

Acompanhado pelos mesmos músicos do próprio disco – vale citar: seu irmão Fabiano Krieger na guitarra, Fabiano Salek na percussão, e Marcelo Caldi na sanfona e teclados - Edu não largou seu violão de 7 cordas.

O show valeu mais pela qualidade das composições, a voz melodiosa e firme do Edu, e os «toques» mais rock do irmão Fabiano (também pelos arranjos ligeiramente eletrônicos do Lucas Marcier) do que propriamente pelo desempenho da banda como um conjunto.

Mas se não foi fácil apontar uma real tendência na cena musical brasileira em 2007, acredito que Edu e alguns poucos novos compositores, nos permitem hoje antever futuros bons artistas, que ocuparão seu próprio espaço no cenário da MPB, lado a lado com artistas já devidamente valorizados, mas que agora já pensam na necessidade de se reinventarem. Principalmente, aquela geraçao dos anos 90.

Um pequeno registro de viagem, en passant : se bem me lembro, foi a primeira vez, em 20 anos, que não assisti a algum show no Canecão, nem em qualquer outro espaço ainda maior. Perdi, por um dia, o show da Bethânia com a Omara Portuondo, e ainda tive que passar adiante meu ingresso para ver a Paula Toller, no dia 5 de abril, pois teria que acordar cedinho no dia seguinte para voar até São Paulo.

16 commentaires:

Anonyme a dit…

Oi Daniel, o blog está maravilhoso. Que honra ter participado de sua criação ao seu lado. Parabéns. Fiquei ainda mais feliz que você tenha ido à minha cidade e tenha se deliciado com tanta música e artistas maravilhsos. Parabéns mais uma vez por sua curiosidade e inteligência e maetria em redigir os textos que muito me proporcionam informações de primeira qualidade. um beijo grande

Anonyme a dit…

Olá, Daniel!
Bem...pra começar...veja só....moro aqui perto da Vinicius de Moraes e não conheço o Conversa Fiada...hehehheheheheh....obrigado pela dica! Hahahahahahahahaahahah
Espero, quendo eu for te visitar em Bruxelas, possa retribuir, descobrindo um espaço cultural/musical que vc não conhecia....acho difícil, né?
Me interessei muito em conhecer a música de Lui Coimbra....e mais uma vez foi necessário um belga vir aqui pro Rio pra me apresentar novidades...hehehehhehehe...
É por isso, também, que seu blog vai ser um sucesso!!!!Abraços!
Ps. Não é necessário dizer que também não conheço o Krieger, né?

Anonyme a dit…

oi, foi ivna q falou na outra mensagem.

Anonyme a dit…

Salve, Daniel

parabéns pelo blog, cheio de boas impressões musicais.
fiquemos em contato

abs

antonio c miguel

Daniel Achedjian a dit…

Fala Ivna! Jornalista brasileira na Belgica! Obrigado pelos elogios, e volte sempre. Engraçado o fato de te ter encontrado com seu marido na galeria Pê de boi, em Laranjeira!! Nao posso te render o dicionario..como vou poder escrever mais em portugues??

Anonyme a dit…

Cal, eu fui a esse lugar e cismei que se chama "Conversa Afinada" - tô maluca? Você, que é um ipanemense ( eu já fui tb., por 3 vezes ) pode bem conferir... rs. Bj. da Olguita.

Daniel Achedjian a dit…

Oi Cal! nao vai lamentar escutar o cd do Edu, e se tiver a chance de encontrar o do Lui Coimbra tambem nao. No proximo post, pretendo falar dum cara mineiro (que nasceu no Rio)que tem o apelido de Bituca. Sera que ja ouviu falar dele? rsrs
Abraço, padrinho...Seu bom humor traz sempre alegria

Daniel Achedjian a dit…

Ola Antonio, como nas fotos do Porcao de Ipanema, seu comentario vai ficar como uma visita duma pessoa V.I.P. Apesar de grande jornalista musical, vocé é uma pessoa do bem. Isso é o mais importante! Abraço

Eduardo a dit…

Daniel, a gente se descobre velho quando percebe que também conheceu o Milton como Bituca. Ele, Novelli, Toninho Horta e acho que algum (ou alguns)outro mineiro morarvam em um apartamente em Copa, nos anos 60. quem administrava o apartamento era a empresa de meu pai. E o cobrador, claro, o idiota que lhes escreve. Tocava na porta, gerlamente era o Novelli que atendia e gritava: Bituca, a grana do aluguel, o cobrador chegou. Várias vezes acabava convidado para algumas cervejas. Bons tempos.

Anonyme a dit…

O Blog está ficando cada vez mais bem frequentado e florido. Viva. Adorei Tuka

Daniel Achedjian a dit…

Seu comentario, Eduardo, sua historinha, me faz lembrar algumas que li no "Chega de saudade" do Ruy Castro que citou ontem. Atraves de vocés, creia ou nao, sinto uma saudade dum tempo que na pudia ter vivido...Obrigado, abraço, e mais anedotas quando quiser...

Daniel Achedjian a dit…

Oi Tuka, te conheço, e sei que nao faz elogios a toa...sua opiniao é muito importante para mim. Gostei do "florido". O pior é que nao acho tempo para divulgar esse blog como deveria...abraço...

Anonyme a dit…

Oi, Daniel! Passando rápido pra te lembrar daquele site de música que é ótimo para pesquisas e para compras: www.allmusic.com
Abração!

Anonyme a dit…

Olá, Daniel!
Vc já deve estra sabendo, mas mesmo assim noticio aqui que saiu "maré"...ovo álbum de Adriana Calcanhoto...tem uma matéria interessante no Globo on line...e a foto dela, com o violão, dentro do mar, é bem bonita!
Aproveito pra te indicar, caso vc ainda não tenha ouvido, dois álbuns do Nick Drake, do inicio dos 70s: Five Leaves Left...e Pink Moon! Bonitos demais!!!!
Abraços!!!!

Anonyme a dit…

Caramba...pela primeira vez, em 3 anos de blogs, me esqueci de assinar! Hehehehehehhe
esse comentário aqui de cima é meu!
:0)

Daniel Achedjian a dit…

Obrigado Cal, vi essa materia sobre a Adriana, Adorei a capa e as fotos. E um plano de marketing bem caprichado. Agora falta ouvir o disco, pois ja li opinioes bem diferentes. Espero ficar tao entusiasmado como o AC Miguel, abraço, cara...!

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.