mardi 22 avril 2008

O juiz apitou… !

Fim do primeiro tempo ! Vou dar uma pausa curta, porém voluntária, na minhas andanças pelos shows a que assisti no Rio, a fim de me dedicar um pouco também aos meus leitores de língua francesa. Tive mesmo que reler meu próprio « objetivo do blog » - antigo post - para lembrar a mim mesmo de que um desses objetivos era o de divulgar, através de meus meios, a música brasileira para os melômanos curiosos. Eu não vou cair na tentação de fazer o papel de um cronista musical a mais para os brasileiros. Vocês não precisam. Já aqui, sim... só que eles, os europeus, ainda não o sabem
Acontece também que, desde a minha volta para a Europa, não encontrei muito tempo para a divulgação desse blog MPB/APB. E isso é uma tarefa que requer persistência, mas é fundamental. Tão fundamental quanto colocar música nos posts. Questão de pouco tempo, espero eu
Enfim, não pensem que me esqueci também do objetivo do blog relativo à APB ( Arte Popular Brasileira ). Para mim é uma paixão mesmo, que quero realmente desenvolver junto com vocês, tanto para leitores em português quanto para em francês. Já comentei aqui que vocês têm uma arte vinda diretamente do povo, uma verdadeira arte brasileira, surpreendente, que venho pesquisando há alguns anos. Paciência, então, já que não quero abordar esse tema de forma superficial, sem a devida dedicação. Aqui, não posso deixar de falar sobre a notícia da morte de Lucien Finkelstein, aos 76 anos, o fundador do Museu de Arte Naïf do Rio de Janeiro, ainda fechado desde o ano passado, por enquanto. Um nome que vocês ainda vão ler, quando eu vier a escrever sobre a sua pintura popular
.

Museu de Arte Naïf, Cosmo Velho, Rio. Fundaçao Lucien finkelstein
(foto divulgaçao)

Uma curta pausa, então, em português, e retomarei no segundo tempo do jogo para falar de outros momentos que vivi na minha através da minha « Carta ao Rio 2008 », ou seja : vou desenvolver mais a minha visão sobre os discos da Fernanda Takai e da Angela Evans ; e também evocar os álbuns e shows da Silvia Machete, da Marina Machado, do Tony Platão, do Pedro Mariano, do Moska e do Eduado Neves, misturando impressões diversas e encontros que tive a sorte de vivenciar durante essa temporada de 3 semanas no Rio. Encontros inclusive com jornalistas musicais brasileiros, como o Mauro Ferreira (O Dia) e o Antonio Carlos Miguel (O Globo), « colegas » do outro lado do oceano, cujos perfis e trabalho faço questão de retratar num post muito em breve. Aliás, e naturalmente, coloquei agora mesmo o link dos blogs deles no meu, para quem (poucos...) ainda não os conhece ainda. Acrescentei, também como link, essa ferramenta indispensável que é o Dicionário de Música Popular Brasileira, do Ricardo Cravo Albim, grande pesquisador da sua música, diretor do Museu da Imagem e do Som no Rio, autor de inumeros livros sobre a historia da musica popular brasileira - que tive a sorte de receber em 2005, em meu programa de rádio em Bruxelas.
Senhor Ricardo, se puder atualizar um pouco mais os verbetes e discografias de alguns artistas do seu dicionario musical on line, eu lhe serei grato !

O grande pesquisador da MPB: Ricardo Cravo Albim( foto
divulgaçao)

Aqui é o País do futebol, do swing…
…e dos feriadões ! Tiradentes ontem, São Jorge amanhã - devidamente comemorados nos dias 21 e 23... um feriado « esticado » para vocês
Aqui na Bélgica, nenhum dos dois, evidentemente.
Já o futebol... tanto no Brasil quanto na Bélgica a gente comenta o fato de que nossas seleções nacionais do sub 23 vão se enfrentar no mesmo grupo, contra a própria China e a Nova Zelândia. Fácil ! – declara O Globo. Tudo bem. Só quero confidenciar aqui que nosso jovem time, sub 23, pode se vangloriar frente à nossa pobre seleção nacional. A semi-final da Copa do Mundo, em 1986, no Mexico, e nosso boa equipe de 1990, com Scifo, Gerets ou Preudhome, ficaram para trás
No início dessa semana, comecei finalmente a me recuperar dos efeitos colaterais do fuso horário, devido à minha viagem. Na segunda já acordei às 8 da manhã, colocando, dessa vez, não o Nação Zumbi - post anterior - mas sim a trilha sonora do filme « Chega de Saudade », mergulhando na leitura de alguns jornais cotidianos belgas, além do Globoonline.
No jornal « La Dernière Heure » - « A Última Hora » - a nota triste : a morte da menina Isabella, que foi evocada em umas 15 linhas, sem fotos, enfatizando o fato de que ela foi mais uma das 45.000 vítimas de assassinatos que São Paulo já conta em um ano. Segundo o jornal, foi a classe social da família envolvida na tragédia o que mais chamou a atenção dos brasileiros - mais do que qualquer outro homicídio recente em seu País. Caso chocante...
E foi assim que percorri assuntos não musicais, inclusive a boa cobertura que seu mega-jornal cotidiano do Rio dedica à eleições americanas.
Voltando agora à música, li rapidamente as categorias propostas pelas mídias para o Prêmio Multishow, que acontecerá no início de julho. Uma constatação chata (mas previsivel), essa falta de imaginação, além da falta de coragem das gravadoras no investimento em novos talentos. Vocês sabem, aqueles que não tocam nas rádios... Eterno problema.
Mesmo com a maior boa vontade, eu não conseguiria votar, pois não enxergo ali nem a sombra dos meus melhores discos, shows, DVD’s, cantoras, cantores, compositoras, compositores, bandas, revelações dos dois sexos ; de todos os estilos possíveis... Exceto pela Maria Rita, talvez, presente em 4 categorias.
Percorrendo os blogs, vi que o André Mansur, do « Paralelos », deixou uma resposta a um comentário que eu tinha feito a respeito do excelente DVD da Familia Assad, « Um songbook brasileiro », show apresentado em Bruxelas. Obrigado, André ! E por falar em blogs, tendo lido um comentario meu naquele do A.C. Miguel, a Piky, que foi uma da assessoras de imprensa da gravadora « Trama », do João Marcelo Boscoli e do André Szajman, visitou o MPB/APB. Ela me ajudou muito no meu trabalho em 2004, e agora trabalha, em parte, com o Wilson Simoninha, um dos seus grandes intérpretes masculinos, não tão valorizado quanto deveria. Seu terceiro CD, « Melhor », produzido pelo irmao Max de Castro, vai ser lançado inicio de maio. As pessoas andam tão focadas nas intérpretes femininas…


Piky e Wilson Simoninha (foto Daniel A.)

Joao Marcelo Boscoli (foto Daniel A.)

No domingo à tarde, « brinquei » de DvD-DJ com a minha querida Clau, uma « cobaia » perfeita para meus planos de divulgação da MPB por aqui. Mostrei a ela atuações do Pedro Mariano, do Simoninha, do Jair Oliveira, e de outros meninos e meninas que faziam parte do núcleo inicial do selo "Trama".
Escrevendo essas linhas, me vem à cabeça a idéia de escrever em francês sobre aquele disco, o « Joao Marcelo Boscoli & Cia », saido em 1995 pela Sony music, e lançado de novo pela propria « Trama » em 2003. Também no cardápio, trechos dos inúmeros DVD´s do Ney Matogrosso –para falar de grandes intérpretes- com ou sem fantasias ; ou da Rita Lee. Pode crer, gente : depois alguns meses de « ensino », ainda não chegou a oportunidade de falar para a Clau sobre a grande Rita... E ela já conhece Bethania, Gal... e até a Zélia, Ana Carolina, Calcanhotto, Céu, Roberta Sà, Vanessa da Mata ou Maria Rita.… Que vergonha, a minha, como « professor » ! Mas como ela adora a Cássia Eller, me pediu para ver a participaçao especial que fez em « Luz del fuego » no « Acústico MTV » da Rita, em 1998. Clau então percebeu, de fato, a importância dessa « grande mulher –porem- louca ! »


Cassia Eller e Rita Lee, "Acusti-co MTV", 1998
(foto: site oficial, Rita Lee)

Bom, aqui chegamos agora perto de 20° (uau !), e eu não quero que o sol brilhe somente acima das cabeças alheias…. Então, até já…
P.S : por enquanto, fico com ciume de vocés, que têm a sorte de escutar o « Maré » da Adrianna Calcanhotto, que vou dever encomendar desde jà.
Alguem quer me fazer um presente… ? Brincadeira…(mas quem sabe…) !

5 commentaires:

Anonyme a dit…

Nunca visitei o Museu Naïf do Cosme Velho; quando descobri já tinha fechado, mas acho que reabriu agora. Tem site.
Olha, Daniel, se sobrar uma graninha no final do mês eu te envio a Calcanhoto, tá? rs.

Márcio a dit…

Daniel, tenho quase certeza que o dia de São Jorge não é feriado na maioria do Brasil. Aliás, essa história de feriados religiosos é curiosa. Me surpreendi outro dia ao saber por um amigo que na Bélgica (ou pelo menos em Bruxelas) a segunda feira depois do domingo de páscoa é feriado. Você saberia dizer porque?

Anonyme a dit…

Marcio,
São Jorge é feriado só no Rio de Janeiro, até onde eu sei. E muitos outros também, como Zumbi dos Palmares. Abçs.

Daniel Achedjian a dit…

Prezada Olga, o Museu de Arte Naif, abriu de novo? Acho que nao. O site e o mesmo desde anos e anos, quer dizer foi pouco atualisado. E mais um cartao de visita. Mas conheço outros lugares bem mais interessantes para ver arte "naif" (termo que recuso, mas vamos falar disso mais tarde...). Prefiro o apelido de arte de povo ou seja "arte popular". beijo..

Daniel Achedjian a dit…

Ola Marcio, desculpe a demora da minha resposta que nao vai ser realmente uma...Obrigado Olga, a respeito de Sao Jorge. Liguei para amigos meus em Sao Paulo zombando gentilmente de mim, ontem quando dizia: "porque vocé trabalha hoje..?"...Nao comemoram Sao Jorge, nao. E Para falar "du lundi de Pâque" (segunda feira de Pascoa), e feriado em Bruxelas, Belgica e, acho na maioria dos paises da Europa. Porque? Aqui vem a nao-resposta, que nao sou historiador nesse campo, mas quando tiver um momento, vou visitar meu vizinho, o paroco da igreja do meu bairo, para lhe perguntar, prometo...Abraço Marcio....

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.