vendredi 25 juin 2010

Escutando hoje : Antonio Villeroy.


(texte français plus bas…texto português traduzido do francês)

Eu imagino que Antonio Villeroy deve estar cansado de ler no início de cada artigo que lhe diz respeito que ele é, antes de tudo, conhecido por estar presente na base dos momentos mais signifigativos da carreira de Ana Carolina… E no entanto é um fato ! Na sua lista de honra figuram Garganta, Tô saindo, Ela é bamba, Uma louca tempestade, bem como ainda muitos outros títulos. Sem esquecer que seu nome aparece também nos créditos de canções interpretadas por Ivan Lins, Maria Bethânia, Paula Lima, Moska, ou Eliana Printes.
Mas esse nativo do estado do Rio Grande do Sul contabiliza vários discos em seus ativos que se estendem ao longo de uma carreira solo que começou em 1991. A título de lembrete, a de Ana Carolina estourou em 1999.

« José », de Antonio Villeroy, é sem dúvida uma das boas surpresas desse primeiro semestre de 2010. Entre a bossa e um pop muito característico do sul do Brasil, o álbum revela em sua essência algumas pérolas que podem finalmente vir a revelar Villeroy não mais como um compositor para terceiros, mas pleno, como um artista completo (o que ele é na realidade já faz muito tempo).
Vários títulos estão inclusive prontos para invadir as rádios do país. Dentre eles, Recomeço, uma magnífica bossa pungente cantada em duo com Maria Gadú, que é um sucesso anunciado (ou eu quero me ver enforcado !)
A Flor que te dei (duo com Teresa Cristina), Ouro, e Quem eu quero bem, são outras belas faixas que fazem parte do repertório quase sem falhas desse álbum, e que se personaliza ainda mais com Odisséia e El Guión : dois títulos que o reaproximam de outros grandes nomes gaúchos que propagaram esse pop contemplativo com nuances de milonga e tango. Nos faz pensar naturalmente em Vitor Ramil, com quem Antonio possui uma certa similaridade vocal. Villeroy se revela um intérprete muito digno, talvez um tanto linear demais, porém suficientemente afinado e sensível na medida para sua música, que é feita de doçura e de elegância.

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.