jeudi 24 juin 2010

Escutando hoje : Renato Godá.

Renato Godá (foto Daniel A.)

(texte français plus bas, texto português traduzido do francês)


O retorno ao meu país (a Bélgica, país campeão em problemas nacionais fúteis), com esse sentimento de ressaca habitual, aliado ao Mundial de futebol da África do Sul, me deixaram apático em relação ao blog...
Mas vamos em frente... É preciso retomar !
O programa Tropicália, transmitido pela Rádio Judaica (diretamente, todas as segundas à noite) voltou devidamente ao ar, e é sempre publicado em podcast através do site Podomatic.
No entanto, os programas cessarão durante os meses de julho a agosto, por causa das férias de verão, mais longas, retornando em nova temporada no início de setembro.
Por enquanto, as duas transmissões que já tiveram lugar recentemente me permitiram apresentar uma série de novidades, e é hora de comentar, aqui mesmo, algumas impressões musicais a propósito delas... Vamô nessa !

Renato Godá: « Canções para embalar marujos » : autor de um bom álbum com 7 títulos em 2009 , Renato entroniza definitivamente seu personagem de predador noturno... devorador de garotas fáceis, bebedor de whisky e fumante de Gitanes. Uma espécie de « dandy » decadente –porém intelectual- ; um pirata frequentador de bares decadentes, povoados por uma fauna de fim de noite. Musicalmente, Renato encontra-se nos confins do universo de Tom Waits e de Paolo Conte, entre blues e música cigana.
Esse segundo álbum de Godá tem o mérito de transmitir perfeitamente essa atmosfera sórdida, melancólica, e por vezes debochada, mesmo que ele não consiga escapar de certos clichês.
Mas de qualquer forma, esse artista de São Paulo continua profundamente original na cena brasileira ; e, de fato, ele poderia perfeitamente chamar a atenção do mercado estrangeiro.
A título de informação, o álbum foi gravado ao vivo em estúdio, para restituir seu clima autêntico. Ele não deixa a desejar mais do que o tilintar dos copos que brindam, as risadas sonoras dos clientes embriagados e das prostitutas como fundo sonoro...
A produção muito bem sucedida de « Canções para embalar marujos » conta com o crédito de Plínio Profeta (Lenine, Pedro Luis, Tiê, Rodrigo Maranhão, e outros nomes da « nova MPB »).

videos: "Bom partido" do primeiro disco, e "Nasci para chorar" no texto francês deste ultimo...

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.