jeudi 12 août 2010

Mart’nália, HSBC de São Paulo, 06/08.

Mart’nália, HSBC de Sampa, 06/08 (foto Daniel A.)

-texte français plus bas ;
-texto português traduzido do francês, com outras fotos.

Tenho tido pouco tempo tempo para escrever como eu deveria aqui no blog, o que não quer dizer que nada vem acontecendo musicalmente nesses últimos dias em São Paulo. Longe disso... A começar pelo show « Mart’nália em África », que a cantora de Vila Isabel, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, apresentou na sala do HSBC, no último dia 6 de agosto.
Assistir Mart’nália em cena, toda vez a cada espetáculo, é sempre uma garantia de festa e de puro divertimento. E assim foi mais uma vez, nesse caso aqui...
Mas mesmo que a cortina tenha se aberto em grande estilo com o solene Zumbi (Jorge Ben), contando com um mapa estilizado e colorido do grande continente africano ao fundo, a diferença entre sua tournée « Madrugada » (resultante do álbum de mesmo nome lançado em 2008) e a outra aqui comentada, não é muito significativa. E o número de títulos que remetem às conexões Brasil-África é menos significativa do que o repertório do dvd « Em África », que acaba de ser lançado por esses dias.
Na verdade, tem-se a impressão de que a cantora jogou na retranca , ao alinhar uma série de (excelentes) composições bem conhecidas do público, tais como : Benditas (Mart’nália/ Zélia Duncan), Entretanto (Mart’nália/ Moska), Cabide (Ana Carolina), Contradição (Mart’nália/ Viviane Mosé), Celeuma (Djavan), Essa mania (Alain Peters/ Mart’nália/ Moska) e uma boa parte do álbum « Madrugada ».
Mas eu enfatizo, no entanto, que o show foi intenso e vivaz, e que eu continuo considerando Mart’nália uma artista importante na cena brasileira dessa última década, justamente por ter trazido harmonias mais pops ao samba tradicional –sem contudo não desvirtuá-lo- e por ter, ao mesmo tempo, continuado a reaproximar sua música de suas raízes profundas, vindas da terra de seus (muito longínquos) ancestrais... Como assim também já o fez seu ilustre pai, o Martinho da Vila.

(próximo post : Maria Rita no Tom Jazz)

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.