vendredi 20 août 2010

Rio de Janeiro, Centro da cidade : pandeiro e Antonio Villeroy.

Antonio Villeroy, 19/08, pocket show rua do ouvidor (foto Daniel A.)

-texte français plus bas
-texto português traduzido do francês

Depois de me meter a tamborilar um pandeiro meio fuleiro, comprado numa dessas feiras para turistas, eu decidi passar a fazer as coisas mais a sério, ao investir num instrumento comprado numa boa loja especializada.
Para os músicos gringos que venham a procurar seus instrumentos prediletos aqui pelo Rio, a Rua da Carioca, no Centro da cidade, me parece a melhor opção. Alguns ensaios de ritmos básicos, sacados de ouvido do novo instrumento, e eis que surge a diferença ! Eu estou enfim a caminho de me tornar um abominável pagodeiro… !
Não muito longe da Rua da Carioca, eu passo pela Rua do Ouvidor, mais exatamente por dentro de uma das livrarias Saraiva, onde se apresentava - no saguão do local - Antonio Villeroy, ali mesmo, para um pocket show na hora do almoço.
Num formato voz / guitarra, o artista gaúcho detonava os títulos de seu belo álbum lançado recentemente, « José », resenhado aqui em junho passado, títulos dos quais vocês podem escutar trechos constantes da transmissão do programa Tropicália 56, acessível através do site podomatic.
O compositor aproveita a ocasião para revisitar seus 5 álbuns anteriores (cujos 2 "ao vivo"), juntamente com um ou outro mega sucesso composto por (ou junto com) Ana Carolina.
No melhor estilo « Tintin repórter » da MPB, eu saquei da minha máquina fotográfica para captar aquele instante.

Em vídeo no texto francês : trecho de Recomeço, uma das mais belas baladas desse ano, em dueto com Maria Gadú ; e para voltarmos ao instrumento de percussão citado na abertura do post, nos deleitamos com Chiclete com Banana (Gordurinha) e o grande Jackson do Pandeiro (1919-1982), figura ilustre do Nordeste musical brasileiro.

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.