lundi 6 septembre 2010

Ivete Sangalo (who?) em Nova Iorque.

...just "one way" to Ivete Sangalo (foto divulg.)

-texte fançais plus bas.
-texto português traduzido do francês.


Nesse último sábado, 4 de setembro, Ivete Sangalo lotou o Madison Square Garden de Nova Iorque, e o Brasil pôde se orgulhar desse feito.
Somente então, e essa é sempre a mesma velha história (piada ?) do artista bajulado em seu próprio país : ele decide partir para conquistar o mundo.
Falando sério, agora... Quem ainda acredita que um artista brasileiro ou francês pode se impor para além de suas fronteiras sem trair sua própria língua... ?
Apenas os americanos, os canadenses e os ingleses são capazes de entregar para a Terra inteira qualquer tipo de subproduto, como Justin Bieber e Lady Gaga
E no que diz respeito à França, apenas Charles Aznavour foi bem sucedido (mas aquela era uma outra época) ao impor seu nome para além do « Hexágono », sob o rótulo de « O grande chansonnier francês ». Mas ele teve que, para essa finalidade, adaptar seu repertório à língua inglesa.
E o que dizer de Johnny Hallyday ?... Nem se fala, então ! No início desse ano, um jornalista d´O Globo, ao ter em mãos os dvd’s de Johnny e de Salvatore Adamo (esse último, um belgo-italiano), permitiu-se o seguinte comentário, curto porém significativo : « Curiosa essa mania que os franceses têm de se prender às antigas celebridades locais saídas dos anos 60, ainda inseridos nos clichês e no estilo da época ».

Mas e quando se trata dos artistas brasileiros... ? Caros leitores do Brasil, eu repito a vocês, uma vez mais... Somente se vocês encontrem por acaso, para além de suas fronteiras, um compatriota seu, ou um latino americano, ou até mesmo um português, confiram : ninguém jamais terá ouvido falar nos nomes de Roberto Carlos, Ana Carolina, Chitãozinho e Xororó, ou... de Ivete Sangalo. Esses mega stars são desconhecidos fora de seus países, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos ! Ninguém os conhece…unknown, inconnus, ilustres desconhecidos!!
No máximo Gilberto Gil, Caetano e Jorge Ben (nem mesmo Benjor) são os nomes em consonância com algo vagamente familiar.

E então, eis que Ivete Sangalo apresenta-se no mítico Madison Square. O início de um reconhecimento internacional ?
O New York Daily News registrou numa de suas recentes edições : « Ivete Sangalo é a maior estrela de quem ninguém ouviu falar ». E na fachada dessa célebre sala, podia se ver –ainda dentro da grande tradição do exagero americano- um cartaz de 30 metros por 10 mostrando a baiana, como uma guerreira pronta para conquistar « the big apple ». E para ser classificada, a valorosa Ivete, de « Beyoncé brasileira ».
De fato, a casa estava completamente lotada, com 15.000 pessoas ; o que, no entanto, não é em si uma grande façanha, com a grande colônia brasileira que habita em Nova Iorque. Sem contar a legião de fãs que veio economizando durante meses para pagar uma viagem para os Estados Unidos. Mas quantos americanos « de raiz » havia ali naquela sala ? Resposta provável : muito poucos !
A essa altura, certamente já estão retirando o cartaz... Para dar lugar ao de uma estrela venezuelana ?

Conquistando o Madison, dia 04 de setembro (foto Reuters)

Mas fiquem tranquilos, pois Ivete Sangalo não é tola nem megalomaníaca ; e na entrevista concedida antes do show, ela havia inclusive declarado que tratava-se de um presente que ela oferecia a seus fãs : o fato de poder dizer que ela viria a ser a pimeira brasileira a lotar o Madison. Missão cumprida.
Daí a imaginar que Ivete crê realmente que vai impor-se de maneira definitiva fora do Brasil com esse show, eu não acredto mesmo, e ela com certeza muito menos...
O show, que custou 5 milhões de dólares –segundo a produção- será uma excelente operação comercial. Ele foi captado por 17 câmeras, e será transmitido pelo canal brasileiro Multishow no dia 5 de dezembro, antes de ser lançado em dvd dois dias mais tarde. Esse produto –que vai se vender como pão quentinho para as festas de fim de ano- mostrará também a cantora cercada por Seu Jorge, Juanes, Diogo Torres e Nelly Furtado ; além de seus compatriotas Margareth Menezes e Netinho, convidados para o bis, depois de 3 horas de espetáculo. Um show aliás, muito elogiado na imprensa americana, este dia.
Na ansiedade de ver isso tudo pela Tv, uma coisa podemos afirmar : em matéria de mega espetáculo com alto orçamento, seguindo a linha de seu dvd gravado no Maracanã, Ivete Sangalo continua sem igual no Brasil.

4 commentaires:

Anonyme a dit…

Salut Daniel

tu oublies que Leny Andrade aussi était au birdland toute la semaine avec un trio formidable.
j ai eu le bonheur d 'y etre trois soirs de suite; j y ai vu defiler Tonny Bennet et diner avec Liza Minelli. c est chic non.
certes c est moins popu que Ivete Sangalo mais ils ne jouent pas dans la meme division.
a bientot
Manu

Jeff Chandler a dit…

Olá! Como um bom fã de Ivete Sangalo, adorei a matéria descrita por você referente ao show de NY. Parabéns, pois ela é made in Brasil, e esta querendo conquistar o mundo com a sua musica, coisa que não é do dia pra noite. E mesmo não tendo americanos em sua maioria na grande festa da Diva brasileira, Veveta fez sua grande festa, em um luxo e toda poderosa, pois ela pode!
Adoro tanto a Ivete que tenho ate uma amiga idêntica a ela, mas é uma "baiana-paulistana"...
Pode te certeza que tudo isso realmente é um grande presente a todos nos brasileiros, e principalmente para todos os fãs que adoramos e admiramos esta mulher que também demonstra todo o seu carinho por nós!
Abraço! Continue sempre postando coisas bacanas sobre essa cultura maravilhosa deste país que tanto amamos.

Daniel Achedjian a dit…

Comme tu dis Manu, Leny fait partie du monde du jazz, plus international et beaucoup moins populaire...abraços!

Daniel Achedjian a dit…

Ola Jeff!! Obrigado pelo comentario! A Ivete pode ser orgulhosa de ter fas como você! Assim você tem uma amiga feita igual a Ivetinha? ...huum..interessante. Vai poder me apresentar...Afinal, cada Ivete tem o seu daniel, nao é? :))) grande abraço!

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.