samedi 25 décembre 2010

O desaparecimento da « Modern Sound » no Rio de Janeiro.


-texte français plus bas

Já fazem umas duas semanas que nós já havíamos tomado conhecimento de que a Modern Sound – a melhor loja de discos do Rio de Janeiro- iria fechar suas portas definitivamente, no dia 31 de dezembro próximo, depois de 44 anos de existência.
Cansado de repetir as mesmas coisas, eu nem queria comentar essa novidade, tendo ficado já suficientemente desiludido, em julho passado, com o fechamento de diversos pontos importantes da cultura carioca (o Canecão, o Mistura Fina, a livraria Letras & Expressões, etc., etc., etc. ...). Eu lamento também de fazer ainda o papel do velho rabugento... Mas os fatos estão aí mesmo...
Passando ainda pela loja, situada na Rua Barata Ribeiro, Copacabana, nessas andanças pré-natalinas, e constatando a expressão cabisbaixa dos vendedores, o patrão Pedro Passos (foto no texto francês) debruçado sobre uma lista de estoque, e as prateleiras já meio vazias (mas, passando por là, tem ainda bons negócios pra se fazer antes da liquidação definitiva da loja), eu concluí que deveria prestar uma homenagem a esse espaço, com o qual sonhava quando eu ficava bloqueado em Bruxelas.
Foram inúmeras as vezes em que, sem ter ainda mesmo desfeito as malas ao chegar da Europa, eu peguei o primeiro táxi só para tomar um primeiro banho musical nesse espaço que abrigava também, regularmente, pequenos shows, em sua parte reservada ao bistrot. Pequenos shows, porém muitas vezes protagonizados por grandes nomes...
Desconhecendo as razões mais profundas do fechamento –mas que certamente estão ligadas ao desaparecimento, a médio prazo, do suporte físico da música- eis a questão que se coloca : onde é que eu vou me abastecer doravante ? Vou ter que me enfiar no monstruoso Barrashopping, na Barra da Tijuca, para vasculhar as prateleiras da grande Fnac ? Ou pegar a ponte aérea para São Paulo, a fim de me entregar (com prazer) à Livraria Cultura, na Avenida Paulista ? De qualquer maneira, a Modern Sound sempre fez parte das primeiras boas razões pelas quais eu tomei gosto por voltar sempre à Cidade Maravilhosa... Mais uma que foi para o brejo... Palavra de velho rabugento assumido !

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Comme toi je suis tres triste de cette fermeture d'autant plus que depuis tout ce temps Pedro Passos etait devenu un ami. D'ailleurs pour la petite histoire, à la sortie de toilettes, quel endroit strategique, il y a un montage photo que je lui avais offert.
Devant cette nouvelle il ne nous reste plus qu à pleurer et a trouver mille autres raisons de revenir a Rio.MANU

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.