dimanche 16 janvier 2011

Zélia Duncan e Marcelo Jeneci, « Parque Garota de Ipanema »

Zélia Duncan, Parque Gorota de Ipanema, 13/01 (foto Daniel A.)

-texte français plus bas

A operadora telefônica « Oi », que possui diversos espaços culturais que ostentam sua marca, dispõe também de uma estação de rádio (102,9 Fm) que é digna de interesse. Se a MPB FM (90,2 Fm) continua sendo a única estação carioca a divulgar exclusivamente a música popular brasileira, a Oi FM –que toca também um menu internacional- se mostra bem mais audaciosa, ao programar artistas distantes do « mainstream ». Enquanto estava escrevendo essas linhas -entre alguns artistas ingleses e americanos- eu pude ouvir Luisa Maita, Mombojó e Ortinho, que geralmente não passam nem por perto de outras estações maiores. Da mesma forma, nesses últimos tempos, a Oi Fm vem multiplicando os eventos sob sua placa, como aquela série de shows nas salas que a ela pertencem, como o espaço « Oi Casa Grande », no bairro do Leblon, que acolheu, na segunda feira passada, o show da nova coqueluche que é Marcelo Jeneci (com a participação especial de Marcelo Camelo e Tulipa Ruiz). E também existe a « Oi futuro Ipanema », sala relativamente nova, que se concentra sobre uma programação mais alternativa.

Zélia convidando Marcelo Jeneci (foto Daniel A.)

Na última quinta feira, 13 de janeiro, a mesma estação de rádio inaugurou ainda uma série de espetáculos dentro do « Parque Garota de Ipanema », situado ao lado das pedras do Arpoador.
Em meio a um cenário de cartão postal, com vista para a praia de Ipanema e para o morro Dois Irmãos, foi em torno das 19 h, frente a 300 pessoas saindo de um banho de mar, que se apresentaram em versão acústica uma Zélia Duncan muito em forma, num clima descontraído de por-do-sol. Como a cereja do bolo, o já mencionado Marcelo Jeneci a ela juntou-se com seu acordeon, para alguns títulos como Copo d’água, que faz parte de seu primeiro álbum solo « Feito pra acabar », aclamado pela crítica (o qual, depois de umas 50 audições, eu não consegui ainda compreender...)
Em uma hora, Zélia fez o tour por alguns de seus grandes sucessos (Catedral, Lá vou eu, Nos lençóis deste reggae, Boas razões, Tudo sobre você, Alma…), eclipsados voluntariamente por Enquanto durmo, que contém em seu refrão uma frase que faz referência às terríveis inundações que atingem a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro nesse momento (« Espero a chuva cair, na minha casa… »). « Vamos pedir ao Sol que seque toda essa água », disse ela, ao introduzir O Segundo Sol, composição de Nando Reis.
A cantora de Niterói visitou igualmente o repertório de Rita Lee (Agora só falta você), e também do Legião Urbana (Quase sem querer e Boomerang blues)….
Além desse, mais, outros pequenos concertos estão ainda previstos para o mesmo local ; como Paulinho Moska, Tono, Mombojó, Autorama, e alguns mais... que serão aqui relatados...

1 commentaire:

figbatera a dit…

Só agora conheci este seu blog, através de um artigo do A.C.Miguel (O Globo).
PARABÉNS, muito bom! Visitarei regularmente.

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.