mercredi 23 février 2011

Alô Banda de Ipanema !

Drag Queen da Banda de Ipanema,
sabado 19 de fevereiro.


Todas as fotos dos textos francês e português: Laurent Achedjian

-texte français plus bas

Enquanto ele buscava a calma e a solidão para meditar sobre o sentido da vida, Laurent Achedjian, de passagem pelo Rio, viu-se mergulhado no tumulto da Banda de Ipanema. Adiando suas questões existenciais para mais tarde, ele decide então empunhar seu equipamento de fotógrafo profissional, para enviar a seu irmão, isolado no inverno bruxelense, alguns retratos para alimentar seu blog... Merci, Laurent, por essas imagens de alegria e de animação !!...


A Banda de Ipanema é uma das mais célebres paradas de rua pré-carnavalescas do Rio, aberta a todos que dela queiram participar.
Sua origem… ? Em 1959, o designer Ferdy Carneiro havia decidido levar seus amigos cariocas à cidade de Ubu (Minas Gerais), para lá verem a Filarmônica Embocadura, célebre parada formada por um grupo de alegres músicos, que viriam a inspirar a futura Banda do Rio.
Assim, em 1965, seguindo o exemplo mineiro, esses apaixonados pela folia se reuniram na Praça Général Osório, antes de seguirem em direção ao Bar Velloso, que é o atual Bar « Garota de Ipanema ».
Ao longo de sua caminhada, os moradores do bairro foram engrossando as fileiras dos carnavalescos, ano após ano, a ponto de hoje agregar milhares de pessoas.
A Banda convida regularmente celebridades como madrinhas, dentre as quais a mais emblemática até hoje foi sem dúvida a irreverente e rebelde atriz Leila Diniz (1945-1972) : símbolo da emancipação feminina e da luta contra a ditadura militar à época.
A participação das Drag Queens, que interagem com o público, é a grande marca do desfile. Essa participação não foi concebida assim em sua origem, mas tornou-se a atração mais significativa do evento.
A Banda de Ipanema, que contabiliza mais de 30.000 participantes a cada saída, foi declarada « patrimônio cultural da cidade », em 2004. Ela desfila ainda no sábado antes do Carnaval, exatamente no mesmo dia do Mardi Gras, o famoso Carnaval de New Orleans.
Os participantes se reúnem na Praça General Osório em torno das 16h, antes de começar sua marcha a partir das 17h30.


Um dos momentos ritualizados é a parada estratégica em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz, para prestar uma homenagem ao grande compositor e instrumentista Pixinguinha (1897-1973), que morreu dentro dessa mesma igreja, quando então assistia a um batismo, no dia mesmo do Carnaval. Um instante de silêncio é respeitado, antes que a fanfarra entoe Carinhoso, um dos célebres hinos do mestre.
Atualmente, existem no Rio mais de 400 bandas de bairro / quarteirão do mesmo gênero, que desfilam ao som de marchinhas, algumas delas muito antigas, e conhecidas de todos os cariocas.

Aucun commentaire:

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.