vendredi 28 mars 2008

Mistura elegante

Marina Machado e a participaçao do Milton (foto Daniel A.)

Caros leitores, os dias se seguem e os encontros que tenho tido com a MPB aqui no Rio têm me revelado surpresas à velocidade da luz...

Ontem, quinta-feira, fui assistir ao show da Marina Machado, cujo terceiro disco, “Tempo quente”, acabou de sair pela Nascimento Musica/ EMI music . Confesso que ainda não tive tempo de ouví-lo, mas estava curioso para ver essa cantora do “Milton’s team”, que o acompanhava no excelente “Pietá” (2002), do Bituca.

Só para relembrar, além da Marina, o Milton tinha à sua disposição, naquela época, um “backing vocal” de luxo, que incluía também a até então novata Maria Rita, além da Simone Guimarães.

Como não tenho a pretensão de me concentrar na atualidade musical brasileira, e nem poderia - já comentei esse fato em outros posts – desejo hoje simplesmente compartilhar algumas fotos que consegui tirar com minha modesta câmera digital.

A respeito do show...? Ai,... Sei lá! Adoro os artistas, em sua essência...
E por minha própria natureza, desprezar um trabalho nunca foi para mim um mero exercício de prazer sádico. Apesar de trabalhar como crítico / cronista musical há quase 25 anos, nunca me conformei com esse tipo de postura cínica, que constato aqui ou ali, vez por outra.

Mas, por outro lado, também não posso deixar de honestamente expressar que não fui conquistado pela cantora mineira, por determinadas razões. Da mesma forma como fui - ou não - por esse ou por aquele outro evento.

Mas são impressões sobre as quais só poderei me aprofundar ao final dessa minha curta viagem.

Eis aqui, então, alguns humildes registros do show e da minha presença lá. Quem já me conhece sabe muito bem que, nesse campo da tecnologia, ainda estou na pré – história...

P.S: Quero agradecer a simpatia e a elegância da Kátia B., do Seu Jorge e do Marcos Valle; além da atenção do Antonio Carlos Miguel (e K., é claro !) do Globoonline, que se ofereceu gentilmente para divulgar o endereço desse meu blog (MPB /APB) no seu post “Marina Machado no Mistura”, do dia 28 agora. O jornalista nem pode imaginar o que representa esse gesto para mim...mas chega de elogios....!


O Grande encontro no bis: um Seu Jorge flautista, Marina e Bituca (foto Daniel A.)

Seu Jorge fà de Cartola, e uma fà de Seu Jorge (foto Daniel A.)


Katia B. beleza e simpatia (foto Daniel A.)


Antonio Carlos Miguel e Marcos Valle (foto Daniel A.)




18 commentaires:

Anonyme a dit…

Ola gente, desculpe os erros nas foto, o nome da cantora é Marina e nao Maresa. Vou corrigir jàjà. Daniel

Anonyme a dit…

Fala Daniel, nos dois postes que fez no Rio, da para perceber que seus conhecimentos sobre nossa musica sao bem extensos. Gosto do seu blog, e nao parece se levar a serio tambem. Tem pequenos erros de portugues, mas tambem é um chame...Para frente cara!
Tuka

Anonyme a dit…

...e Milton sempre é Milton...a voz de Minas...a voz do Brasil...a voz da estrada...
Sempre que ouço Travessia, meu coração parece que vai parar...acho que nenhum compositor brasileiro foi tão longe em cantar a tristeza da partida...e da força de vontade em dar a volta por cima...e começar tudo outra vez!
Deixei um comentário, agora, lá no blog do ACM, dizendo que esse seu espaço novo, Daniel, é uma fonte maravilhosa de informação sobre nossa MPB...
Ah...e esse ACM é do bem! Grande jornalista...grande ser humano!
Abraços!

Anonyme a dit…

Bom dia Daniel, vi seu endereço no blog do A.C. Miguel do Globo online. Puxa, sera que um belga vai nos ensinar coisas novas!!! Joia! Moro em Ipanema, e vocé? Ta hospedado onde, durante sua visita na cidade maravilhos? Aguardo mais informaçoes sobre o MA-RI-NA! rsrs. Abraço

Anonyme a dit…

Ola Daniel, o Antonio te deu uma plataforma, sem duvida! Nao seja tao humilde assim, que suas fotos dam para ser éditados, lindas mesmo! E a Katia..hum...mais que charmosa, concordo!!
E o Barone? Nao apareceu.? E o nome do baterista dos Paralamas do Sucesso. Cara legal!
abs!

Anonyme a dit…

MIlton é sempre Milotn , concordo com o Cal, não há quem o possa substituir cantando as estradas brasileiras, a luta com garra ,a musica cantada , expressada, a voz tirada lá do fundo da alma desse mineiro tão brasileiro. Não sei analisar música pois não sou profissional mas eu vi o show Pietá aonde a cantora foi apresentada por MIlton e não sei explicar muito bem...não gostei do show em si...talvez porque eu tenha assistido no final de semana anterior dois shows um do Gil e outro do Alceu...que são carismáticos em shows...talvez por isso eu tenha achado algo faltando... um beijão Te

Maria Dias a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Anonyme a dit…

Faço questao de melhorar meu portugues sim! Tuka. Porque deveria me levar a serio? Sao sò opinioes minhas, e uma paixao que quero dividir (com a arte popular em breve). Conhecimentos, tudo mundo pode ter, basta ter paixoes. Claro tambem que se eu puder somente indicar uns caminhos, ja seria uma vitoria. Abraço.

Anonyme a dit…

Como ja comentei, Cal, daqui duas semanas, escreverei mais em detalhes sobre alguns shows que assisti no Rio.
O Milton, como disse, sempre foi a voz do Minas. Alias sera que tem ainda uma musica mineira projeitado no pais agora? Nao vejo..Jota Quest, ou Patu Fù poderiam ser bandas de qualquer estado. Ja com o Skank, a ligaçao com o Clube da equina aparece mais obvio.
O Milton, como todos artistas, tem dias "off", como aquele, quando assisti ao show Milton /Jobim Trio.

Anonyme a dit…

Ola Joachim, se poderia (ensinar, nao gosto da palavra) indicar artistas que acho interessantes, vou atigir meu objetivo!! Mesma coisa para o publico francofono, que deixei um pouco por enquanto...Abraço

Anonyme a dit…

Olha Maria, para saber dos shows, faço como tudo mundo, leio jornais e revistas. Nao tenho noticias em primeira mao, como um outro bom jornalista seu, o Mauro Ferreira. Principalmente sobre cd's e dvd's. Aqui no Brasil, um show pode ser anunciado o dia mesmo do evento! Pois a maioria dos artistas so vivem, se apresentado ao vivo. Adivinho que muito poucos podem sobreviver com a venda do seus podutos. Beijo...

Anonyme a dit…

Gostei muito de seu blog/site que conheci através de um amigo em comum que eh Gilberto Cabral. Ele me deu a referencia sobre nova safra principalmente e vi o link.

Muito boa iniciativa e ja te colquei em meus favoritos, irei acompanhar sempre as novidades. Abraços

Fred

Anonyme a dit…

Obrigado para me ter visitado, Fred! Agora o passo seguinte é virar um frequentador fiel!rsrs
Grande Gilberto! Ele sabe que quero fazer um post sobre sua arte, e vou fazê-lo! Nao so por amizade, mas porque eu simplismente quero! Volte sempre Fred, um abraço.

Anonyme a dit…

BEm, só faltou me responder Daniel...já que respondeu a todos...

Anonyme a dit…

Ola Tê. Nao tem que ser profissional, para se deixar invadir pela beleza duma cançao. "Analisar", é mais uma coisa de cronista para informar e dar indicaçoes que podem se revelar uteis para o publico: poder perceber a estrutura da musica, o jeito de tocar especifico de um bom instrumentista, sentir a atmosfera que cada produtor traz, a construçao e a poesia duma letra. Com o tempo, vira até um jogo. Adivinhar quem esta atras de que..."Piéta" é um grande disco do Milton, mais nao vi o show. Beijo.

Anonyme a dit…

Obrigada pela res posta Daniel, sei que está correndo..ou melhor voando no Rio de Janeiro, claro que para se impregnar da música só precisa sensibilidade nada mais..mas acho interessante as informações dadas por vocês...mesmo assim me lembrei de uma frase da Clarice Lispector quando li o que respondeu...ela diz que para ouvir música ela coloca as mãos no solo, na terra para sentir a vibração da música invadir seu corpo, sua mente....não sei as palavras exatas pois teria que pegar o livro para procurar...é do livro "Água Viva"...ela ,mais do que ninguém teve essa sensibilidade para as artes...um beijão. TEresa

Anonyme a dit…

Fala Daniel, lembra de mim, me comprou um José Antonio da Silva da melhor qualidade, venha nos visitar, que temos ainda belas telas...rsrs
Esperamos sua visao sobre nossa arte popular

Anonyme a dit…

Meu deus Joao, Quanto tempo!! queria saber como soube desse blog?? Essa tela de 76! fica na minha sala de estar...Vou tentar passar, sim!!

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.