jeudi 10 juin 2010

Notícias diversas e variadas (parte 1)

Ruas enfeitadas...mistura de festas juninas e copa de mundo.

(texte français plus bas, texto português traduzido do francês)

Notícia 1 : Nessa quinta, 10 de junho, eu comemoro meus 21 anos de Brasil. Foi de fato em 10 de junho de 1989 que eu desembarquei molhado no antigo Galeão do Rio de Janeiro (agora Aeroporto Internacional Tom Jobim) debaixo de uma chuva torrencial. Uma primeira viagem que tinha tudo para ter sido a última. Uma história insólita que eu já contei nesse blog, faz exatamente um ano, para os curiosos que gostariam de saber mais... Mais histórico, foi num 10 de junho de 1931, quando nasceu um certo João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, em Juazeiro (Bahia), o papa da Bossa Nova…(ver mais adiante)

TV quebra sol...perigoso?

Notícia 2 : A 24 horas da abertura da Copa do Mundo de futebol na África do Sul, começa o aquecimento...
Mas não à mesma temperatura que em 2002, quando eu me encontrava no Brasil à mesma época. Apesar dos bons resultados dos jogos amistosos (contra equipes modestas), muitos brasileiros estão sendo colocados em dúvida...
Os bares e os restaurantes estão equipados com televisões, e rivalizam em engenhosidade. Exemplo de um botequim : rodada geral de chopp oferecida pela casa a cada gol da Seleção…Faixas amarelas e verdes já enfeitam as ruas misturando-se à decoração das festas de São João... Na tv, é debate sobre debate, e retrospectivas em profusão...
Os jogos do Brasil do primeiro turno (a partir de 15 de junho) vão passar às 15h30 –hora local-, o que nos promete fins de dias (e de noites !) particularmente « encharcados »...
De sua parte, os táxis instalam pequenas telas em seu interior... Simplesmente para passar dvd´s/programas de tv na parte interna do pára-sol (ver foto)…Impensável para nós, estrangeiros... Enfim, que eu saiba... !

Notícia 3 : Eu chego calmamente ao fim dessa viagem de n°39, e na hora de fazer um balanço, eu constato que o número de shows que eu perdi (por diversas razões) foi maior do que o de hábito. Eu me dei conta disso depois de ter encontrado, por acaso, a cantora Teresa Cristina no Shopping Leblon (é sempre muito chique quando uma artista bastante conhecida te aborda te dizendo : « A gente já não se conhece de algum lugar ? » ; hum, hum ! Na verdade ela me concedeu uma entrevista em 2008…). Teresa Cristina me disse que ela se apresentou três vezes durante essa minha viagem... E eu me senti muito embaraçado por não tê-la assistido... Em compensação, eu me apressei em dizer a ela que eu havia acabado de comprar « Melhor assim », seu novo dvd… E a propósito de show perdido, Edu Lobo tocará finalmente no dia 19 de junho no Canecão... quando eu já estarei imerso no formol belga... Obrigado por ter me esperado !

Notícia 3 bis : E por falar em dvd, « Enchanté » ( « Encantada » em francês!?) é o título de um pirata de Ivete Sangalo que circula mal disfarçado por baixo dos panos... Pode-se dizer que ele é vendido a céu aberto. Trata-se de um show feito em Salvador pela passagem do ano 2009/ 2010. É um verdadeiro escândalo, sem dúvida, mas mesmo assim, eu o comprei para uma amiga baiana, fã incondicional, cuja alegria abrandará a minha culpa... !
Compilação estrangeira dos 3 primeiros discos de João Gilberto...
O pesadelo do artista.


Notícia 4 : Já se fala de uma edição histórica : o número dessa semana da Veja Rio divulga um dossiê que compila seis meses de entrevistas por telefone, concedidas por João Gilberto à jornalista Sofia Cerqueira. Dentre outros assuntos abordados : o futebol (ele é vascaino), seu perfeccionismo, sua disputa com as companhias de discos, sua reclusão em seu apartamento do Leblon, seus fornecedores de tudo e qualquer coisa, seus programas de tv prediletos, seu futuro dvd que será gravado num templo no Japão, e outros assuntos que serão abordados num próximo texto aqui mesmo...


Notícia P.S. 1: me aguarda minha partida bem próxima o começo da retirada dos andaimes do Cristo Redentor, no topo do Corcovado…Ainda um complô, sem duvida... !

PS 2 : as meninas do Leblon não olharam mais pra mim, porque usei óculos... (Private joke em resposta a um fã de Herbert Vianna).

OUTRAS NOTÍCIAS A SEGUIR... !

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Que boas fotos, as das ruas enfeitadas ...

O quebra sol com tela, só aqui no Brasil mesmo ...

Que venha a Copa!

Kisses,
Jane.

Anonyme a dit…

Meus parabéns por todos esses anos que tem vindo aqui, abçs

CE BLOG EST DÉDIÉ AUX CURIEUX QUI AIMERAIENT CONNAÎTRE L'ART ET LA MUSIQUE POPULAIRE BRÉSILIENNE. UNE OCCASION POUR LES FRANCOPHONES DE DÉCOUVRIR UN MONDE INCONNU OU IL EST DE MISE DE LAISSER SES PRÉJUGES AU VESTIAIRE.